Tatuagem tibetana

Quer tatuar uma palavra em tibetano? Esse site traduz palavras do inglês para o tibetano.

por Elka Andrello em

Moro perto do Norbulignka, ótimo instituto de artes tibetano, e do Thosamling, tradicional centro de estudos tibetano criado pelo Dalai Lama, e por aqui circulam vários ocidentais que moram na área estudando essa cultura. Pode parecer bastante exótico, mas tem uma galera que dedica anos da vida, muitas vezes vivendo em condições precárias, para aprender o que o tibetano tem. E isso faz todo sentido, afinal é aqui na Índia que fica o governo do Tibete no exílio e a residência oficial do Dalai Lama há 50 anos. Foi através de uma dessas figuras  que são chamados por aqui de westerns, o Erick Tsiknopoulos,  que eu fiquei conhecendo o serviço de tradução de texto para tatuagens em tibetano.

 

 

Funciona assim: você entra no site, paga U$10 por palavra, que pode ser desde um mantra até o nome do seu pet, e recebe a tradução por email. O site também traduz palavras para o sâncrito, hindi, hebreu, chinês e gujarati.

 

 

 

Muitas pessoas tatuam mantras e palavras em tibetano não só pela parte estética, mas por acreditarem que a tatu pode trazer benefícios espirituais. Os lamas budistas em geral são conservadores e não incentivam às pessoas fazerem uma tatuagem, e alguns são radicalmente contra tatuar mantras ou budas. Eu tenho amigos que são verdadeiros gibis (bonitos!) de mantras e figuras tibetanas.

 

 

 

 

 

 

As ilustrações de animais e caveiras são as minhas favoritas. Na época em que eu trabalhava como VJ em festas em São Paulo, tinha um set de imagens de caveiras. São incríveis! E quanto mais você entende o significado, mais apaixonante é. Por exemplo, os dragões que ornamentam as colunas no interior dos templos servem para proteger contra as energias negativas, a flor de lotus nasce do lodo e simboliza os obscurecimentos transformados em sabedoria, o pavão come veneno e transforma em alimento, a pena de pavão simboliza a transformação dos venenos da mente em sabedoria, e por aí vai. Se quiser encomendar um trabalho de pintura sagrada tibetana em qualquer tipo de superfície e de qualquer  tamanho, eu recomendo um artista nepalês tudo de bom, o Singa, que mora no Rio Grande do Sul. Para  se ter uma idéia, ele demorou por volta de 8 anos para receber a autorização do mestre dele para pintar uma tanka. As tankas são lindíssimas, são imagens sagradas pintadas sobre uma lona e emolduradas em tecido brocado. No ano passado os tatuadores do seriado Miami Ink passaram pelo Nepal e compraram pencas de tankas para estudos que certamente vão virar tatuagem.

 

 

 Após a invasão chinesa, os tibetanos se esforçam para preservar a sua rica cultura. E a tatuagem, se vista como uma forma de arte, pode ser um meio de propagar essa estética e religião de um jeito alternativo.

Bom, vou para Macleod Ganji conhecer o estúdio de tatuagem dos manus tibetanos e posto as fotos aqui. Quem sabe eu não me empolgo e faço e minha primeira tatu? Fui!!!

 

Arquivado em: Tpm / Tatuagem / Comportamento / Viagem