Tá de mudança?

Veja um monte de dicas pra você se ligar antes de escolher o seu novo lar

por Clarice Machado em

 

Vai se mudar? Tá procurando um cafofo novo? Mudar de casa ou morar sozinho é sempre uma transição gostosa na vida. A parte chata é encaixotar todas as coisas, ficar sem os seus pertences e com tudo temporariamente bagunçado. A parte boa é mudar de ares, o ânimo de um lar novo, e todas as novidades e o friozinho na barriga que as boas e grandes mudanças causam na vida.

Mas antes de sair com o coração na mão, derretida por aparências e assinando o contrato com o primeiro apartamento bonitinho que vir por aí, preste atenção nas nossas valiosas dicas. Elas podem salvar você de grandes confusões.

Antes mesmo de ver o imóvel:
Preste atenção na rua onde você pode, possivelmente, morar. Se você mora sozinha, preste mais atenção ainda. Procure saber como é o movimento desse bairro e da sua rua à noite, busque os comércios que utiliza mais (farmárcias, supermercado, etc), e veja se eles estão por perto. Se certifique de estar segura nesse local onde escolheu para morar. Morar perto de estabelecimentos 24 horas é sempre uma boa pois eles costumam contar com seguranças o tempo todo. Procure pontos de ônibus, metrô e taxi por perto, só pra se situar e saber como chegar e sair dali, caso se mude mesmo. Pergunte a pessoas que moram ali como fica a rua quando chove, ou se alaga alguma parte do seu possível novo bairro e procure saber com seus possíveis vizinhos também sobre a segurança do local. Procure saber da coleta de lixo (reciclável ou não), com que periodicidade ela ocorre, e também procure por praças e parques, para saber se algum lazer desse tipo vai ser seu vizinho.

No imóvel que for visitar:
Prefira visitas supervisionadas, para que você possa escutar informações sobre o imóvel enquanto o analisa. Observe se todos os cômodos estão pintados (e com pintura recente, de preferência). Olhe para os cantos das paredes, procure por bolhas ou sinais de infiltração. Se encontrar, recomendo que nem se anime por esse lugar. Problemas com canos, infiltrações via telhado ou chão são pura dor de cabeça e garantia de que, por muito tempo, será preciso fazer pequenas (ou grandes) obras em casa. Se for uma casa fique atento ao telhado, às telhas e ao forro do teto. Olhe os pisos e paredes, certifique-se se há pedras, lajotas ou azulejos quebrados e verifique as travas de portas e janelas. Se for um apartamento, preste atenção nos elevadores, na segurança das portarias e na limpeza dos corredores e áreas de uso comum. Olhe tudo quanto for vidro, confira se estão inteiros, e observe a vizinhança. A última dica é que você pergunte tudo, não esqueça nenhum detalhe. Não sabe o que perguntar? Temos algumas dicas pra você.

1. Pergunte por quem morou por último no imóvel, e se você pode contactar essa pessoa (para saber da sua experiência com a moradia por lá)
2.
Procure saber porque a pessoa não quer mais morar ali (assim, quem sabe, você pode descobrir um defeito camuflado do apartamento ou algum problema com o proprietário)
3.
Se você tem bichinhos, procure logo saber se o prédio ou condomínio aceita animais, quantos ou com que condições
4.
Pergunte há quanto tempo o lugar foi pintado - mas desconfie da resposta, eles sempre vão dizer que "o imóvel acabou de ser reformado" mesmo se estiver caindo aos pedaços!
5.
Pergunte para os vizinhos como é morar naquele lugar (se referindo ao prédio, depois ao condomínio, e até mais amplamente, ao bairro)
6.
Pergunte a porteiros e funcionários sobre a convivência no edfício ou condomínio.
7.
Procure saber se existem reuniões de moradores ou um conselho residencial para onde você vai morar (isso ajuda a resolver possíveis problemas do lugar onde você pode vir a morar)
8.
Pergunte se, uma vez tendo alugado, você terá liberdade para fazer pinturas, pendurar coisas na parede e decorar a casa como sua (alguns imóveis "proíbem" ou dificultam ao máximo coisas simples como pendurar algo nas paredes ou trocar a cor de uma delas)
9.
Pergunte pelos defeitos do imóvel. Alfinete quando vir alguma coisa errada e questione coisas quebradas, sem funcionar ou que pareçam estranhas. Peça explicações, porque se você for morar ali, vai mesmo precisar saber
10.
Saiba já quais são os documentos necessários para alugar ou comprar o imóvel. Saia da visita com essas informações, só assim você pode adiantar para que outras pessoas não fechem negócio com a imobiliária antes de você
+1. Se você é festeiro e adora receber os amigos em casa, evite ir morar em prédios cheios de casais com filhos pequenos e idosos pois é reclamação na certa. Procure prédios com solteiros, universitários e gente que não pare em casa. Esses com certeza vão ser os seus melhores vizinhos.

Na hora de alugar:
Confira a documentação da sua imobiliária. Evite golpes e coisas do gênero, peça sempre documentos que certifiquem que você está assinando um contrato com uma empresa confiável. Se você se mudar para um local mobiliado, peça que o corretor imobiliário faça uma listagem das coisas deixadas no apartamento pelo morador, assim na hora da saída fica mais fácil evitar desentendimentos e confusões com relação aos bens de cada um. Se você precisar efetuar algum tipo de pequena mudança na casa como uma pintura nova, tratamento de verniz para o chão ou troca de janelas (o que, muitas vezes, sobra para  o novo inquilino mesmo) converse com seu agente imobiliário a possibilidade de o valor ser descontado do seu aluguel - ou das parcelas da compra, e para que fiquem cientes de que você está fazendo uma modificação no lugar. Quando você aluga uma imóvel de alguém todo cuidado e autorização são poucos. Procure saber as leis do seu condomínio, e as regras de convivência no local onde você escolheu para morar. Busque informações sobre os pacotes de telefonia, internet, TV a cabo, e se você pensar direitinho, assinando eles uns dias antes de se mudar garante que quando você se mude tudo já esteja pronto para ser usado.

Outras dicas importantes é para que você nunca, jamais:
More em cima de padarias (o calor é infernal)
More em cima de bares (barulho, confusão e até polícia, de vez em quando)?
More próximo a estádios de futebol (o trânsito dos jogos vai te fazer desejar não ter nascido!)
More longe de pontos de transporte (ônibus, metrô, taxi, trem... vale qualquer um)

Lembre-se de trocar a fechadura assim que se mudar. E boa mudança!

Arquivado em: Tpm