Roupas de frio
A Tpm te ajuda com dicas preciosas para sobreviver a esse inverno com muito estilo
O frio voltou de vez esta semana e às vezes é difícil manter o modelito em dias nos quais a vontade mesmo era não tirar o pijama nem sair de baixo do cobertor. Pensando nisso - e na sua sobrevivência - a Tpm preparou um guia básico de moda para o inverno com dicas, tendências e uma galeria completa com tudo o que você precisa saber para sobreviver com muito estilo a esta estação.
Não é um inverno de muitas cores. O duo preto-branco, o branco acinzentado, tons pastéis bem apagadinhos, e alguns tons escuros como cinzas e marrons são os mais vistos nos desfiles, mas fica também a nossa dica: no inverno sempre caem bem roxos e vermelhos - não os despreze.
Para os jeans, - jaquetas, calças ou saias - o que antes foi dominado por tonalidades claras, agora muda de rumo; as passarelas se inclinaram aos jeans escurecidos tanto em tons de azuis, como cinzas ou preto. Calças largas como as bag e saruel dividem espaço com as mais justinhas do tipo leggin e skinny, todas com cinturas oscilando entre baixa e alta - a escolha fica por sua conta.
Os vestidos também transitam com diferentes cumprimentos nessa estação - curtinhos com calças e meias, ou mais longos até o tornozelo - e cortes ousados que deixam partes do corpo a mostra também são algo a se considerar.
Atenção para os ombros, eles merecem destaque. Muitos vestidos, blusas e ternos com cortes que evidenciam os ombros foram vistos na semana de moda. Mesmo ao serem escondidos, também recebem igual destaque através de apliques e costuras especiais, volumes e outras soluções que podem dar ao seu modelito a graça que faltava.
As referências de temáticas como o rock, militarismo e romantismo estão em alta, mas o que isso significa? Nem de longe estamos dizendo que você precisa ser nada disso. Essas são apenas referências de estilo que podem ser incorporadas ao seu modo de vestir, em pequena ou grande escala. Cada referência traz uma gama de cores, tecidos, elementos e detalhes próprios, e brincar com tudo isso é um dos prazeres que a moda pode proporcionar.
Para o militar, o camuflado. Para o roqueiro, o xadrez. Para a romântica, os nudes e florais. Para quem prefere, o couro. Para todos, os abstratos. São tantos tecidos diferentes para esse inverno, que não ousamos restringir. Vale ainda dar o conselho (de sempre): tudo deve ser usado com equilíbrio e de preferência, com elegância.
Com força total aparecem as meias, que sempre lembradas com discrição em outras épocas, agora vem com destaque e personalidade. Quanto mais malucas, melhor. Leggins, meias calças de pezinho ou inteiras, estampadas, coloridas, furadas, rasgadas, texturizadas, vale tudo - só não as pernas de fora.
Tramas como o tricô e o crochê nunca ficam esquecidas nas estações frias e agora não seria diferente, afinal as fibras quentinhas e macias ajudam a salvar a nossa pele. Pontos e nós grandes, e muita elegância, porque tecidos feitos a mão não precisam necessariamente ter cara de artesanato, certo?
Detalhes como franjas, pedras, babados, tachas, rendas, zíperes, plumas e sobreposições de tecidos diferentes também são os queridinhos da estação. Podem servir de enfeites para um look ou funcionar como elemento mais importante do mesmo. Só não vale exagerar, e principalmente com as franjinhas, tachinhas e plumas é bom ter um cuidado especial para que de enfeites e detalhes, não se tornem elementos ultrapassados para o seu look.
Para calçar, ankle boots e botas longas - com e sem salto - imperam, ao lado dos sapatos Oxford que parecem nunca sair de linha. O inverno chuvoso, que já foi divertido de galochas e sapatilhas coloridas um dia, pega um pouco mais pesado agora, e para aguentar a chuva e o mal tempo, só apostando nas botas tradicionais mesmo.
Entendeu tudinho? Parece fácil lendo... E vestindo também é. Veja a galeria que preparamos para entender como é possível juntar tudo isso e se sair bem.