Radar Carioca

A editora especial dessa edição, a jornalista Juliana Pinheiro Mota, deixou a Tpm recheada

por Luara Calvi Anic em

A jornalista Juliana Pinheiro Mota, editora convidada especial desta edição, respira novidades. Ela recheou a Tpm com o melhor de seu radar.

Juliana Pinheiro Mota sabe o que está acontecendo no mundo. Especialmente na mente das pessoas criativas. Jornalista e criadora do site Radar 55, “o Google das coisas legais” segundo uma matéria do jornal O Globo. O site é superacessado em todo o Brasil, traz dicas de arte, design, cinema, restaurantes. “O Radar é como se fosse um ritual diário para o leitor. Um lugar onde ele descobre tesouros em seu próprio quintal, na sua cidade. Mais do que um site, é um estilo de vida”, define. Juliana já foi colunista da Tpm. Entre 2004 e 2006 escreveu, especialmente, sobre as descobertas feitas em suas viagens. Ela adora avião, mala, passaporte. Já morou em Paris e São Francisco, passou pelo menos um mês em cidades como Berlim, Turquia, Istambul. “Sou bem urbaninha, gosto de ir para uma cidade e descobrir ela inteira”, revela. Além da página na internet, o site tem um serviço de assinatura gratuito que manda e-mails com as notinhas mais quentes. Cerca de 2 milhões de inscritos recebem notícias todos os dias.

Rio das artes
Jornalista de comportamento há mais de dez anos, Juliana já trabalhou no Jornal do Brasil e teve uma coluna no O Globo. É colaboradora fixa da revista Vogue e, há três anos, criou o site. “As pessoas sempre me pediam dicas de lugares. Agora, quando me perguntam, eu digo: ‘Dá uma busca no Radar’”, conta. E foi justamente para trazer esse frescor à revista que a chamamos para ser Editora Convidada Especial desta edição. Na seção Amiga-da-Amiga (pág. 48), estão quatro comadres: duas designers de joias, uma estilista e uma galerista. Todas moram no Rio e traduzem bem o espírito da cidade em suas criações. Irmã do artista plástico Bernardo Pinheiro e sempre de olho no mundo das artes, Juliana indicou também três jovens artistas que têm chamado a atenção das galerias cariocas (pág. 46). Ainda no caminho das artes, a casa que mostramos na página 92, recheada de livros, obras e cores, pertence à historiadora de arte Ana Luiza Varella, assistente de Luis Camillo Osório, curador do MAM-Rio. Quando o assunto é saúde e bem-estar, Juliana traz mais uma boa-nova: o balance, mistura de alongamento, pilates, consciência corporal e ioga. A novidade chegou ao Rio há pouco pelas mãos de duas mineiras e tem posto a própria jornalista no eixo. A seguir, a Tpm de Juliana.

 

Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Sérgio Caddah
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Arquivo Pessoal
Crédito: Sérgio Caddah
Arquivado em: Tpm / Moda