Quem manda agora?
Renata Almeida Magalhães fala de '5x pacificação', sobre a vida nas favelas cariocas pós-UPP
A produtora Renata Almeida Magalhães subiu muitas vezes aos morros cariocas na última década. Parceira do diretor Cacá Diegues em filmes como Orfeu e O maior amor do mundo, ela montou, com o diretor, uma oficina de roteiro e direção com jovens da comunidade. O resultado foi a fita 5x favela – Agora por nós mesmos, criada por alunos da dupla, que teve exibição no Festival de Cannes de 2010. De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou.
É que, enquanto o grupo embarcava para a França, uma nova política pública começava a ganhar força no Rio de Janeiro. As Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) dobraram de número naquele ano e começaram a mudar o cenário da cidade. “Mas o debate era muito teórico, e aí surgiu a ideia de ver como era uma UPP por dentro”, diz Renata, explicando a origem do documentário 5X pacificação, que chega este mês aos cinemas. Costurado com vozes de moradores e autoridades, o filme debate questões práticas, como os novos horários dos bailes funk (agora limitados) e as vagas de emprego para ex-integrantes do tráfico.
O foco é o dia a dia das favelas pacificadas, onde, comemora Renata, “tudo mudou”. “Você subia o Vidigal e via aquelas crianças armadas até os dentes. Hoje, não preciso pedir licença para entrar, é emocionante.” Um dos maiores avanços, segundo a produtora, é a liberdade de ir e vir dos moradores. “O Cadu, um dos diretores, mora na Maré [uma área não pacificada]. Tinha dias que ele não sabia se ia poder comparecer às filmagens, entende?” Feliz com as transformações, Renata não esconde o entusiasmo para que elas continuem: “Estamos torcendo”.
Vai lá: 5xpacificacao.com.br