Quebra-cabeça

Renata Passarelli gosta mesmo é da casa cheia – de amigos e objetos

por Bruna Bopp em


Renata Passarelli instalou um sistema eletrônico de irrigação no jardim, mas, sempre que pode, ela mesma faz o serviço. “Adoro poder cuidar das plantas. É quando sinto que não estou em São Paulo”, conta a designer. O apartamento da paulistana fica no térreo do prédio, no bairro da Vila Madalena, e ocupa o espaço onde tradicionalmente seria o salão de festas. Com 370 metros quadrados – 205 só de área externa –, ela conseguiu aliar o conforto de uma casa com a segurança de um prédio, como queria.

Na hora de decorar, Renata confessa que às vezes age como no trabalho: se pega arrumando milimetricamente os quadros para que fiquem “equilibrados”, mistura cores e pensa na razão para cada objeto estar ali. “Parece que estou diagramando uma revista”, brinca. Para convencer o marido a pintar uma das paredes da sala de TV de amarelo, fez até simulações no Photoshop na tentativa de comprovar a sua tese. Conseguiu.

Nos quatro anos em que moram lá, o apartamento já ganhou várias caras. Tem épocas em que troca o tecido das cadeiras, em outras elege um tema diferente para cada sala. Hoje, aos 38 anos, ela está satisfeita com a decoração do ambiente. “Percebi que é importante brincar com o inesperado, não seguir o que sempre é indicado. Essa é que é a graça”, conclui.

 

Pano para manga

Os tecidos são uma opção para deixar a sua casa mais personalizada. Renata elege lojas gringas e nacionais onde ela encontra os mais bacanas


Villanova Tecidos: tecidos lindos e exclusivos, com opções de estampados. Preços variados. www.villanovatecidos.com.br.
Casa Bonita Decorações: vende produtos legais de outros fabricantes. Há linhas estampadas e de camurça sintética. www.casabonitadecoracoes.com.br.
Missoni Home: sou apaixonada pelas coisas de lá. Aqui, os tecidos são vendidos na Firma Casa e demora três meses para a encomenda chegar. www.missonihome.com; www.firmacasa.com.br.
Regatta: uma boa opção no Rio de Janeiro. O único porém são os preços salgados. www.regattatecidos.com.br.
Hancocks of Paducah: loja americana, entrega no Brasil. Tem muitos tecidos para fazer colchas, por isso há variedades sem precisar comprar em grande quantidade. Os impostos são pagos nos correios, em dinheiro. Em geral, saem 60% do valor se a compra for até US$ 500. www.hancocks-paducah.com.
eQuilter: funciona no mesmo esquema da Hancocks, com entrega no Brasil e pagando os impostos na agência dos correios, sempre em dinheiro. É seguro, nunca tive problema. www.equilter.com.

E, com os tecidos em mãos, indico dois tapeceiros para fazer o serviço e deixar os móveis com cara nova. Estofactto Decorações: é ótimo e tem preço bom. estofacttodec@uol.com.br, (11) 3682-9145,
(11) 9354-8550.
Clayf Tapeçaria: um pouco mais caro e o trabalho é ótimo. www.clayftapecaria.com.br.


Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Crédito: Romulo Fialdini
Arquivado em: Tpm / Decoração / Casa