Qual é a música da sua vida?
No projeto “A Capella.doc”, a diretora Renata Sauda convida mulheres a cantarolar, em frente às câmeras, as canções que permitem que elas resgatem quem são
O luto havia tomado conta de tudo. Quando Renata Sauda perdeu o pai, ela acreditou que toda a sua criatividade tinha ido embora com ele. Jacob, que era médico de formação, mas artista de alma, era quem mais incentivava a diretora. Com o tempo, para se sentir mais próxima ao pai, começou a cantar, e foram os versos e estrofes que aos poucos a lembraram da artista que sempre foi.
Foi assim que nasceu o projeto “A Capella.doc”, uma série de vídeos curtos e pílulas documentais em que artistas brasileiras cantam e refletem sobre a trilha sonora de suas vidas. “Qual música faz você lembrar de si mesma?” foi a pergunta que Renata fez a mulheres como as atrizes Maria Casadevall, Tainá Müller, Clarice Niskier, Aline Jones, Patty Dejesus, Letícia Colin e Fabiula Nascimento.
Se toda vida tem trilha sonora e todo mundo tem aquela música, quantas têm a coragem de desnudar a própria voz e a própria história? Partindo dessa pergunta, a diretora colocou as artistas na frente das câmeras, de forma crua e totalmente verdadeira, para preencher o silêncio com suas músicas e o despertar das emoções. "Quando essas mulheres entram no estúdio com um set simples, sem holofotes ou maquiagens produzidas, para falar sobre uma canção, acontece uma catarse", conta Renata. "Ao destrinchar estrofe por estrofe, elas se deparam com a própria história, se surpreendem, se reconhecem e se emocionam".
Se ver sozinha diante de sua própria voz pode ter o poder de despertar o que está no fundo. “Num primeiro momento, pensei que seria fácil, mas conforme foi passando tempo, percebi que seria bem mais complexo", diz a atriz e apresentadora Pathy Dejesus. "Escancarar emoções, mostrar fragilidades, tentar ser coerente falando de intimidade, driblar bloqueios… Foi um momento de desbravamento”.
Para Maria Casadevall, o projeto a fez se conectar e se reconhecer enquanto mulher artista, criando novas narrativas e linguagens subjetivas. “Acredito na mobilização coletiva artística e afetiva entre mulheres para realização de nossos projetos autorais, e espero que elas se lembrem da capacidade curativa que as canções têm na nossa vida", diz. "Espero que elas cantem suas músicas e encontrem suas melhores lembranças". É este o objetivo de Renata: fazer com que as pessoas se encontrem na música e, sobretudo, na arte, como ela mesma fez. Atravessada pela dor e também pelo amor, foi a música que trouxe de volta sua história, sua identidade e a coragem para ressignificar a presença, e também a ausência, de seu pai.
Qual é a música da sua vida?
Créditos
Imagem principal: Naná Curti (@nanacurti)
Direção e Criação: Renata Sauda/ Direção de fotografia: Tato Vilela/ Fotografia Still: Naná Curti