Photoshop manual

A artista plástica Carolina Paz discute privacidade e edição de imagens em exposição em SP

por Flora Paul em

A artista plástica Carolina Paz levou o Photoshop - o conhecido programa de edição digital de imagens - tão adiante que não restou opção: passou a distorcer e modificar fotografias com as próprias mãos. Na exposição Les Garçons, em cartaz na Galeria ABRA Vila Mariana, uma série de quadros pintados com óleo em tela dão a impressão de que se está observando fotos. "É que meu trabalho, na verdade, começa na fotografia", explicou Carolina ao site da Tpm. "Eu fotografo, recorto a foto, distorço um pouco com Photoshop, depois imprimo em preto e branco e recrio a imagem pintando, alongo a figura, crio cores. Escolhi uma cor de pele que não é de ser humano, é fantasiosa. E é um barato para mim, porque me dá mais possibilidades de manipulação de imagem do que com o computador!".

Apesar do nome da exposição ser "os meninos" em francês, todos os quadros foram inspirados em apenas um fotografado. "Mas cada pintura tem um nome. Às vezes você tem a mesma imagem, só que com dois recortes diferentes, então os nomes mostram a identidade de cada quadro. Mas tento trabalhar a figura humana de uma forma genérica. Não é um retrato. Queria falar das pessoas na contemporaneidade", conta a artista plástica. "A seção de fotografia que gerou as pinturas foi feita durante um trabalho da faculdade, em 2004. Propus a um amigo meu entrar na minha casa e se apropriar das minhas coisas, vestir minhas roupas, tomar minha cerveja, enquanto eu ia fotografando esses momentos íntimos. Existe essa relação de invasão, de intimidade". A falta de privacidade é vista no fato de quase todas as pinturas serem de ângulos bem próximos do modelo. "Algumas pessoas me falaram, e eu até concordo, que tem uma coisa meio Big Brother, parece que ele está sendo vigiado".

Carolina já tem planos de uma nova série de quadros no mesmo estilo. E brinca: "Eu não tenho uma fixação com os meninos, não!". "Na próxima série já tem uma mocinha no meio. Serão pessoas em bares, numa mesa, conversando, uma coisa meio fora de foco. Eu não necessariamente falo da questão de gênero, a ideia é se identificar com o momento".

Vai lá:
Les Garçons por Carolina Paz, na Galeria ABRA Vila Mariana
R. Domingos de Morais, 2267, Vila Mariana, São Paulo
Até 18 de dezembro
De segunda a quinta, das 9h às 21h
Sextas das 9h às 19h
Sábado das 9h ás 14h
Entrada gratuita
Tel.: (11) 3564-2696
www.carolinapaz.com

Arquivado em: Tpm