Penélope Nova

Há dez anos, a apresentadora deixou a gula de lado e adotou uma dieta super-radical

por Camila Alam em

Há dez anos, Penélope Nova deixou a gula de lado e adotou uma dieta super-radical, em nome do corpo que ela considerava ideal. Hoje, aos 40 e megassarada, diz encontrar prazer no frango com batata

Dois garotos com skate na mão passam pela calçada de um mercado orgânico, numa movimentada rua do bairro de Perdizes, em São Paulo. Um deles olha pra dentro, comenta algo com o amigo, dá alguns passinhos para trás e grita: “Penélope, você é muito linda!”. “Sou nada”, ela responde de longe, acenando e dando risada. Com 40 anos completados há um mês, a ex-apresentadora e agora blogueira Penélope Nova diz nunca ter se sentido bonita. Mas, usando uma superminissaia jeans, regatinha branca e tamanco com salto 12 de madeira, está mesmo mais bonita e sarada do que nunca. Graças à dieta e ao estilo de vida que adotou há dez anos, quando abdicou dos “prazeres da gula” para manter o tanquinho em dia e passou a viver (numa boa, ela garante) à base de muita clara de ovo, batatas, frango grelhado e suplementos.

Com quase 40 mil seguidores, seu blog Acredita, bonita está no ar desde o começo do ano e reúne dicas de alimentação, nutrição e exercícios. Com a experiência de quem já sofreu com dietas malucas desde a adolescência, Penélope trata do funcionamento do corpo e dos efeitos da alimentação como expert. Ao longo dos últimos anos, percebeu a mudança que um tipo específico de nutrição exerce no seu corpo e segue as orientações de seus treinadores à risca. “Se a gente deixar, é fácil compensar todo stresse
na comida. Entramos em uma zona de conforto, achamos que merecemos comer. 
Eu acho que não mereço comer duas caixas de Bis. Eu mereço é sair do banho, olhar minha bunda no espelho e pensar que estou bem melhor hoje do que quando tinha 15 anos”, diz.

A dieta de Penélope tem várias restrições – alimentos como trigo, açúcar, leite e derivados foram abolidos. Ela faz seis refeições por dia e come religiosamente a cada duas horas e meia. O alarme do seu celular toca com frequência. A cada som, ela retira da bolsinha que carrega um potinho diferente. Uma hora é frango grelhado, em outro momento, batata-doce. Pode ser também uma porção de castanhas, um shake de proteína ou uma mandioca cozida. Além de muitas pílulas ortomoleculares e fitoterápicas. “Sempre que dou entrevista coincidentemente estou com esses alimentos, mas não é só o que eu como. Também como carne vermelha, peixe, arroz, macarrão de grão-de-bico, aveia, inhame, pão de arroz, tapioca”, diz, ampliando a lista.

Hidratante no lugar do açúcar?

As marmitas da blogueira ficaram famosas por causa do episódio que rolou durante o casamento dos amigos Marcelo Adnet e Dani Calabresa, em 2010. Enquanto os convidados esperavam os pratos do banquete, Penélope pegou a bolsa, foi até o banheiro, abriu uma lata de atum, escorreu a água na pia e comeu tranquilamente, acompanhado de uma porção de brócolis. “A moça que cuidava do banheiro ficou com dó, disse que já iam servir uma comida bem gostosa”, se diverte. Para manter a forma física, inspirada nos fisiculturistas, Penélope não necessariamente toma café da manhã, almoça e janta. Ela faz pequenas refeições por dia, em que deve comer porções de carboidratos, proteínas e outros nutrientes. Portanto, não se assuste se a vir, por exemplo, comendo peito de frango com batata às dez da manhã. “A minha rotina é bem maluca, no café já estou preparando o almoço.” Mas não dá muito trabalho? “E qual a diferença entre preparar um lanchinho com peito de peru e grelhar um frango? A questão é que estamos sempre achando uma desculpa, mas é só uma questão de reprogramação.”

 

"Eu acho que não mereço comer duas caixas de Bis. Eu mereço é sair do banho, olhar minha bunda no espelho e pensar que estou bem melhor hoje do que quando tinha 15 anos"


Quando conheceu o marido, o empresário Marcelo Steinle – por quem se declara “comple-ta-men-te apaixonada” –, estava no começo da dieta que mudaria seu corpo. “Na primeira vez que dormi na casa dele, vi que ele abriu a geladeira, pegou um pedaço de frango e umas batatas-doces.Não acreditei.” O incentivo do então namorado ajudou, e hoje, dez anos depois, o casal mantém uma dieta muito semelhante. Penélope compra todos os alimentos orgânicos, sem trigo nem lactose, e poucas vezes se permite sair da linha, apesar de gostar de tomar vinho com o marido no sobrado onde moram, com seis cadelas, no bairro do Sumaré. “Antigamente, tinha um dia off, em que podia comer o que quisesse. Começava o domingo na padaria comendo pão na chapa e terminava a noite com pizza. Se eu fizer isso hoje, vou parar na UTI. Meu organismo não aceita mais.” Há alguns anos, quando tinha muita vontade de comer doce, espalhava creme hidratante de baunilha pelo corpo e ficava sentindo o cheio doce. Ela jura que a técnica ajuda a eliminar a vontade de comer açúcar (embora confesse: às vezes não consegue resistir a uma eventual barrinha de chocolate Kit Kat. O último que comeu foi há três meses).

Ralação

Desde a adolescência, Penélope embarcou em dietas da moda, regimes orientados por endocrinologistas, shakes de emagrecimento e outras tentativas. Era a gordinha simpática da turma, só comia pão francês, queijo amarelo e suco de laranja. Mas tinha disciplina: começou a frequentar academia de ginástica aos 13 anos e nunca saiu. “Sempre achei bonito o corpo atlético. Adoro musculação, sou ferreira mesmo. Esteja eu bem ou mal, a academia é a melhor hora do meu dia.” E é também a prioridade da sua agenda, ao lado da faculdade de educação física que cursa pela manhã e dos compromissos profissionais, muitos deles voltados para a promoção do blog. Em São Paulo, a ex-VJ da MTV frequenta duas academias diferentes, uma em cada lado da cidade, para facilitar a rotina dependendo de que bairro esteja durante o dia. 
“Às vezes me perguntam no vestiário: ‘Você não queria que existisse uma pílula que deixasse sarada?’. Eu não! Eu ralo todo dia. A gente batalha na vida por coisas legais, por que com nosso corpo seria diferente? Se você valoriza o processo e se beneficia disso, logo se sente feliz, com autoestima elevada.”

 

“Ter mudado depois dos 30 tem grande importância. Eu nunca fui o tipo loira, alta, gata, magra. Sou, sim, bem resolvida, mas isso não significa que não tenha fraquezas e fragilidades. Então, quando consegui mudar, foi muito legal. Eu mudei por mim mesma, hoje me sinto mais bonita. E sei literalmente do que eu sou capaz.”

 

Para fazer as fotos que servem para divulgar o blog, em que aparece com o corpo mais esculpido do que nunca, Penélope ralou de verdade. Foram quatro meses de preparação, incluindo treino e dieta quase iguais aos de um fisiculturista em ritmo de pré-competição. Ficou superseca, com baixíssimo percentual de gordura, muito musculosa e com seios com tamanho reduzido (ela pretende colocar prótese). Atualmente, pega mais leve – e pouco se importa com quem diz que ela “tomou bomba”. “Isso não me afeta, eu não tenho que ficar me provando. Mas a vida é equilíbrio, se alguém usar hormônio, automaticamente vai desequilibrar.” Polêmicas à parte, ela acredita que a idade teve parte importante na sua mudança de vida. “Ter mudado depois dos 30 tem grande importância. Eu nunca fui o tipo loira, alta, gata, magra. Sou, sim, bem resolvida, mas isso não significa que não tenha fraquezas e fragilidades. Então, quando consegui mudar, foi muito legal. Eu mudei por mim mesma, hoje me sinto mais bonita. E sei literalmente do que eu sou capaz.”

Crédito: Christian Gaul
Crédito: Christian Gaul
Crédito: Christian Gaul
Crédito: Christian Gaul
Arquivado em: Tpm / Saúde