Patti Smith de volta

Poetisa do punk lança hoje "Banga", seu primeiro álbum de inéditas em oito anos

por Flávia Durante em

Depois de oito anos sem lançar um disco de inéditas, Patti Smith lança seu 11º álbum, Banga.

O sombrio e caótico ano de 2011 inspirou claramente esse trabalho que fala de morte, de história, da natureza e seus desastres. Esses temas podem ser sentidos nos tributos a Amy Winehouse ("This is the girl"), de quem Patti era muito fã, a atriz Maria Schneider ("Maria"), que também faleceu no ano passado, e em "Fuji-san", dedicada as vítimas do tsunami do Japão.

Com participação de Tom Verlaine (do Television), do ator Johnny Depp e de seus filhos, Jackson e Jesse, o disco traz ainda uma belíssima cover de "After the Gold Rush", de Neil Young.

O interesse pela poetisa do punk voltou com força após o lançamento de seu grande livro, Só Garotos (Just Kids), lançado no Brasil em 2010 pela Companhia das Letras. A produção de uma versão cinematográfica do livro já está em andamento desde o meio do ano passado. Há uma torcida para que Patti e Robert Mapplethorpe sejam interpretados por Charlotte Gainsbourg e James Franco, respectivamente.

Pra quem perdeu o seu show histórico na versão carioca do Tim Festival de 2006, só resta torcer pra que a rainha volte ao Brasil pra divulgar o seu novo disco. Por enquanto só está prevista uma turnê européia.

Ouça abaixo "This it the girl", homenagem a Amy:

Vai lá: www.pattismith.net

Arquivado em: Tpm / Música