Patrulha ortográfica

Sim, eu tive a paciência de ler vários blogs de celebridades

por Nina Lemos em

Sim, eu tive a paciência de ler vários blogs de celebridades com a missão de ver se eles estavam escrevendo direitinho. O que encontrei faria o Professor Pasquale desmaiar


A mania entre os famosos no momento é ter blog. Nada con­tra. Pelo contrário. Quanto mais gente escrever, melhor. Mas va­mos prestar atenção no português, minha gente! Sim, dei uma pesquisada no que algumas celebridades andaram pos­tan­do e fiquei chocada.

O que eles escrevem não interessa, pois blog é um espaço de­­mo­­crático e de linguagem informal. Mas separar sujeito do pre­­­dicado com vírgula é feio. Exemplos, copiados lite­ral­men­te:
“Acabo de chegar do estádio (San Siro) fui com meus filhos, assistir à final da supercopa da Itália”, do blog da Suzana Werner.

“O Blog da Siri, está participando do prêmio Nosso Top, na categoria personalidades, contamos com voçês, vamos dar mais essa vitória a nossa estrela!”, do blog da ex-Big Brother Siri.
Em nosso momento professor Pasquale, avisamos que essa vírgula depois da expressão “meus filhos” não existe. E muito menos essa outra, antes do “está”, encontrada no blog da Siri (is­so porque nem citamos o “voçês” com ç, medo!).

Vírgula parece ser mesmo um problema sério. Vide frase en­con­trada no blog da atriz Fernanda Paes Leme: “Muito in­ves­ti­mento, muita grana e claro patrocínio”. A frase nem está orto­graficamente errada, mas certamente uma vírgula entre o “e” e “patrocínio” faria a idéia ser melhor com­preendida. Nem va­mos ci­tar exem­plos em que os famosos começam seus posts as­sim: “Oi queridos tudo bem?”. Isso por­que ­a­cha­­­mos coisas piores, que fariam qual­­quer lingüista corar, como o trecho abai­­xo, en­con­trado no blog da ex-BBB Fla­vi­nha: “Tenho muita coisa pra aprender e vou seguir em frente sempre, um passo de ca­da vez e se preocupando prin­cipal­men­te com a base dessa tragetória, depois que essa base estiver bem forte tenho a cer­teza que estarei pronta!!!!”.

Bem, o que não falta é erro nessa frase ime­nsa, mas “tragetória”, amiga, é “traje­tó­­ria”. E “certeza” exige a preposi­ção “de”, mas aí já é muito complicado...

O povo famoso se perde tanto na hora de escrever que, muitas vezes, fica difícil en­tender o que eles querem dizer. Caso da frase a seguir, encontrada no blog de Fer­nanda Paes Leme. “Olhem algumas foti­nhos do dia eu que tive uma lição do que é cidadania.” Entenderam? Nem a gente.
Vai lá (pelo amor de Deus): www.profes­sor­pas­­quale.com.br

Arquivado em: Tpm / Comportamento / Mídia