Passa o plástico
O cartão de crédito pode ser um aliado na sua vida financeira, basta saber usar
O cartão de crédito pode ser um aliado na sua vida financeira. Para isso, basta pagar toda a fatura no dia de vencimento e aproveitar as milhagens acumuladas.
Em quais situações devemos escolher por usar, ou não, o cartão de crédito?
É... muitas pessoas culpam o cartão de crédito por seus desastres financeiros. Para complicar, muitos consultores de finanças mandam os consumidores picar os cartões para não aumentar as dívidas. E, claro, logo depois outras formas de crédito são colocadas no lugar.
O cartão de crédito é somente um meio de pagamento cada vez mais utilizado de forma positiva, evitando os riscos de carregar dinheiro em espécie. Dinheiro é uma mercadoria. Se você não a tem, os bancos e as financiadoras a oferecem a variados preços. Quem mais precisa paga caro e quem mais tem dinheiro menos paga. Por quê? É a taxa de risco do financiador.
É sempre bom lembrar que dinheiro é uma invenção de 3 mil anos para facilitar o comércio. Com o telefone, a internet, a informática e o celular, o dinheiro passa por uma revolução, sem perder seu espírito inicial, facilitar o comércio.
Se você é educada em finanças para o século 21, compre tudo que puder somente com cartão de crédito, seja à vista ou parcelado. Porque você pode ganhar milhagens (que é outra moeda) para comprar passagens aéreas, pagar hotéis e até trocar por outras mercadorias. Mas, atenção, pague 100% do cartão no dia do vencimento. Senão você vai pagar taxas de financiamento altíssimas mais IOF (Imposto de Operações Financeiras).
O que você precisa aprender é planejar suas compras, negociar os valores à vista e parcelados, calcular os juros, decidir de forma consciente sobre sua vida financeira. Além disso, caso aconteça algum imprevisto, utilize a tranquilidade de pagar com o cartão de crédito, mas corra ao gerente do banco e renegocie o valor à menor taxa de juros disponível. Se você fizer isso, atráves de outros financiamentos disponíveis no banco e que não são normalmente oferecidos, é muito provável que consiga reduzir de 9% a 12% os juros do cartão para 3% a 4% ao mês. Você precisa procurar por eles e negociar firme com o gerente.
Resumindo: tenha quantos cartões de crédito quiser, mas pague 100% de cada um dos cartões no dia do vencimento. Porque, além de ganhar milhagens, você vai ganhar sossego e os juros que iriam para o cartão entram no seu bolso. Facilite sua vida e boas compras conscientes!
Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo recém-lançado Negócio Sustentável®. Seu e-mail: gloria.pereira@sinergianet.com.br