Pão pra toda hora

Que tal um pão pra chamar de seu? Não perca a receita da semana

por Carolina Vilarinho em

Tpm / Culinária / Receitas

 

Fazer pão não é tão difícil quanto parece, na verdade, é quase que uma terapia. Essa coisa de amassar a massa alivia o stress, viu? Dá pra descontar tudo na coitada da massa. O único cuidado pra não errar é seguir à risca a quantidade da receita e a ordem dos ingredientes. Vale a pena pra quem, como eu, tem às vezes uma certa preguiça de ir até a padaria. Sem contar que fazer o seu próprio pão fica bem mais gostoso.

A focaccia vem da Itália, originalmente de Gênova, região da Ligúria e convenhamos, quase tudo que vem da culinária italiana é maravilhoso. Este pão serve como desjejum ou antepasto mas, brasileiros que somos, qualquer hora é hora de comer pão. A receita é tradicional, mais simples de se fazer e leva poucos ingredientes, mas sempre é possível incrementar usando mozzarella, tomate seco, azeitonas pretas ou escarola.

O cheirinho de massa macia e morna, que acabou de sair do forno, junto com o alecrim e o azeite, fazem desse pão uma coisa maravilhosa.  Esse aroma delicioso contamina quem está por perto e já se pode sentir o sabor sem ao menos provar, o que causa uma irresistível vontade de comer um pedacinho. Só não garanto que depois do primeiro pedaço você vai querer parar.

A melhor hora de comer é quando sai do forno, fresquinho. Boa dica pra receber amigos em casa com um bom vinho. Um bom acompanhamento é um patê de azeitonas pretas, combina de uma maneira impressionante.

Focaccia

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
30 g de fermento biológico fresco
300 ml de água morna
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
Azeite
Alecrim
Sal grosso

Passo a Passo:

1. Pré aqueça o forno em 180 C.
2. Em uma tigela, despedace o fermento, misture 50 ml da água morna e 50 g de farinha. Misture até virar uma pasta.
3. Deixe em local morno, de preferência em cima do forno, por 20 minutos.
4. Depois de descansar, misture o restante da farinha, o sal e o açúcar.
5. Com as mãos, vá amassando e dando vida à massa jogando a água morna aos poucos.
6. Essa é a parte onde trabalhamos na massa. É necessário amassar bem até que ela esteja macia, sem grudar e sem estar pesada.
7. Após dar o ponto na massa, regue com azeite uma assadeira média e coloque a massa em cima. Cubra com um pano ou filme plástico e deixe descansar por mais 20 minutos em local aquecido.
8. Agora é hora de acrescentar o sabor! Com os dedos, pressione a massa e espalhe por toda a assadeira, depois jogue um pouco de sal grosso e as folhas de alecrim por cima.
9. Novamente com as pontas dos dedos pressione a massa para baixo para fixar o sal e o alecrim além de deixar a marca dos dedos, o que traz uma das principais características de uma focaccia.
10. Regue com mais um pouco de azeite, sem exageros e leve para assar por 30 minutos ou até que doure em cima.

Dica:

. O alecrim pode ser substituído por sálvia, combina muito bem.

Que tipo de receitas você gostaria de ver aqui na coluna? Faça o seu pedido nos comentários abaixo!

(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site)

Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Arquivado em: Tpm / Culinária / Receitas