Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Ocupação Zuzu Angel

Modelo com figurino da estilista Zuzu Angel

Modelo com figurino da estilista Zuzu Angel

Mais de 400 itens estarão espalhados pelos três andares do Itaú Cultural, em São Paulo, na Ocupação Zuzu Angel, a maior já montada pela instituição. Com abertura no dia 1º de abril, aniversário de 50 anos do golpe militar, a mostra homenageia não só uma das grandes estilistas que o Brasil já teve, como também uma das mais simbólicas militantes contra a ditadura vivida no país.

Entre as peças expostas estão objetos, fotografias, documentos, cartas e mais de 40 looks criados pela designer, incluindo vestidos de noiva, três exemplares exibidos no desfile de protesto que realizou em Nova York nos anos 70 e trajes que a estilista usava em luto pela perda do filho, Stuart Angel Jones, integrante do movimento MR-8 que foi preso, torturado e morto pelo regime.

A reunião de acervo só foi possível graças à parceria com a filha de Zuzu, Hildegard Angel. “Minha mãe era organizada, juntava muitas coisas. Sou muito orgulhosa da luta dela e do meu irmão, então reuni material pensando em um dia fazer um centro de memória”, conta Hildegard.

Vai lá: Ocupação Zuzu – Itaú Cultural, avenida Paulista, 149, São Paulo. Até 11/05, entrada franca, itaucultural.org.br

Sair da versão mobile