O whey

Mas o que é isso mesmo? A não entrevista do mês

por Nina Lemos em

Crédito: Manuela Eichner

Em tempos de fitness descontrol, passamos a ouvir aqui e ali uma palavra gringa: whey. “Quero whey”, escreve uma blogueira fitness. De repente, começamos a ver ovos de Páscoa com whey, chocolates com whey e... Que cazzo é isso?

Bem, whey é uma proteína de soro de leite que, segundo o povo do fitness, você deve tomar para ganhar massa muscular magra. O amor a ele parece não ter limites para essa turma. O jornalista Alvaro Leme nos enviou outro dia uma foto de uma moça usando uma calça com estampa de whey. Sim, elas existem e são usadas por blogueiras famosas para malhar. Trata-se de uma legging com uns “monstrinhos” estampados que parecem saídos de um cartucho de Atari.

Ah, vale dizer que esses monstrinhos não são tão do bem assim – a Anvisa proibiu em fevereiro a venda de mais de 20 produtos contendo essa proteína. E esse nome? Como sempre temos que lembrar aqui, a gente fala português. Que mané whey o que, minha gente.

Seja como for, a moda pegou. Agora você pode comprar um ovo de Páscoa “whey protein”, no qual o chocolate vem misturado a este milagre proteico. Os fanáticos também podem encontrar na internet receita para fazer bolo de chocolate de whey, também conhecido como bolo maromba, e por aí vai. Tudo bem você incluir whey na sua dieta – quer dizer, tudo bem se a sua médica falar que isso é uma boa ideia. Agora, amar desse jeito uma proteína? É o mesmo que usar calça com estampa de neurônio (aliás, como não pensamos nisso antes?).

Como temos mais no que pensar e não conseguimos sentir empatia por uma proteína, por mais “massa magra” que ela dê, este mês resolvemos não entrevistar o whey. E, não, você não vai ver dicas de produtos do gênero nesta revista. Alguém tem que ser diferente, não?

Arquivado em: Tpm / Comportamento