O Morro do Alemão
Desde que foi "desocupado", o Complexo virou uma espécie de atração turística da mídia
Este mês, decidimos não entrevistar o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A favela, ou comunidade, ficou mais conhecida como Morro do Alemão, apesar de não ser um morro (o local é plano). Desde que foi "desocupado" pelo governo carioca, não se fala mais em outro lugar. E o Alemão virou uma espécie de atração turística.
Vários atores famosos participaram do "Natal do Alemão", dando presentes. E no jornal vimos fotos de policiais entregando presentes para os moradores. O réveillon do Alemão também foi televisionado. E o mesmo deve acontecer no Carnaval. "O Alemão é o novo camarote da Brahma", disse uma amiga.
Sim, o próximo passo será a gente assistir às celebridades internacionais visitando o Complexo (fica aí uma boa dica para a Madonna, se ela vier ao Rio mesmo depois de ter terminado com Jesus Luz). Vamos deixar claro que não somos contra a pacificação do Morro. Nem contra as UPPs. Agora, essa mania de gringos irem visitar as comunidades, sinceramente, também vai ser não entrevistada! Será que você gostaria que o seu bairro virasse atração turística? Apostamos que não. Talvez você se sentisse como um animal de zoológico, não?
As pessoas parecem simplesmente ignorar que as favelas, ou comunidades, não são "superlegais", mas sim o local onde as pessoas moram.
Quanto aos famosos que foram ao Complexo, sim, sabemos que muitos deles fizeram isso de coração (e muitos já faziam antes mesmo de o Morro virar hype). Já outros...