O moicano (do Neymar) em debate

Amigos e namorados: não tentem copiar isso, please!

por Nina Lemos em

 

O corte de cabelo usado pelos punks deixou de ser propriedade deles e passou a ser reconhecido internacionalmente no Brasil como "o cabelo do Neymar". Apelo para nossos amigos, namorado etc.: não tentem copiar isso, please!


Pré-2011. "'Moicano' é um corte de cabelo indígena usado por índios americanos e celtas, geralmente raspado dos lados. Utilizado também por punks. Algumas vezes são pintados, deixando o moicano mais diferenciado.”

2011. Moicano é um corte de cabelo usado pelo Neymar, o ídolo do Santos. E copiado por vários jogadores de futebol que amam o menino da Vila (e quem não ama?) e por adolescentes e crianças.

Sim, resolvemos investigar o corte de cabelo dos jogadores. E descobrimos que a coisa vai além de uma modinha "do Neymar". Sim, existem blogs e sites só dedicados ao corte de cabelo do garoto, que é uma espécie de líder dos moicanos atuais no Brasil.

Existe o passo a passo de como ter um cabelo igual ao dele, fotos das suas fases de moicano e por aí vai. E também outros jogadores que decidiram ter cabelos estranhos, como o moicano bizarro do Dentinho, que, segundo informou um amigo colunista de futebol, é namorado da Mulher Samambaia (!!!!).

O moicano envelheceu
O moicano entrou no futebol com o metrossexual David Beckham, que no início da década apareceu com um (mais tímido que o de Neymar). Mas pouco importa. No Brasil, o corte de cabelo poderia ser patenteado como propriedade de Neymar, porque ninguém lembra mais de David e muito menos dos... punks!

Sim, esse corte é símbolo do movimento punk. Identificar um punk na rua era uma coisa simples. Viu um moicano, pronto. Basta lembrar de Sid Vicious, o ídolo dos Sex Pistols, com seu moicano espetado e absolutamente sexy.

De acordo com Robert Estevão, especialista e maquiador dos bons (além de fã de rock, ele é conhecido como o maior fã do Morrissey de São Paulo), o moicano nasceu rebelde, envelheceu e foi parar na cabeça dos jogadores. Robert acha que o corte não fica nada bem na cabeça dos meninos da bola.

E a gente, bem, a gente ia falar mal do corte, mas depois de passar uma tarde vendo fotos do Neymar acabamos achando...fofo. Agora, não tente copiar. Vai ficar ridículo. Assim como punk é punk, Neymar é Neymar.

Arquivado em: Tpm / Cabelo / Esporte / Comportamento