O Facebook das dietas
Um dia vasculhando e concluímos que Zuckerberg devia escolher melhor os anúncios
Passamos um dia vasculhando os anúncios miraculosos do Facebook e concluímos que: 1. Mark Zuckerberg devia ter mais responsabilidade com sua publicidade. 2. Mais vale perder uma tarde stalkeando um ex do que ir atrás desses absurdos
Sabe aqueles anúncios que aparecem do lado da sua página no Facebook? Você não clica neles? Não? Que bom. Pois eu cliquei, em nome do trabalho. E passei um dia mergulhada em um ambiente bizarro, onde pessoas acreditam em fotomontagem do estilo “perca 17 quilos em duas semanas”. Ou seja, realmente UM MILAGRE. Sem ir à academia, claro. Só comprando uma cápsula, a Canaless.
O anúncio, que vejo todo dia (e o direcionamento de anúncios do Facebook errou, pois emagrecer não é uma preocupação para quem pesa menos de 50 quilos como eu, Nina Lemos, que escrevo este texto), tem sempre uma nova imagem de famosa, como Gloria Pires ou Ivete Sangalo. Clicando, você dá de cara com uma página sobre a tal cápsula que tem como anunciante a Ana Maria Braga (!). Obviamente os famosos não autorizaram, e a Juliana Paes já chegou a processar quatro páginas por uso de imagem não autorizado.
E uma moça chamada Alessandra Simões é apresentada em um antes e depois. Ela teria perdido 20 quilos. Até aí, normal. Anúncios truqueiros de regimes existem desde que o mundo é mundo. Surreal é ver que as pessoas acreditam e conversam com a tal Alessandra, dando os parabéns. A página tem 240 mil likes.
Mas o maior sucesso talvez seja o do programa Dieta e Saúde, um regime baseado em pontos. A página tem cerca de 1 milhão de likes e comentários do estilo: “Minha irmã fez e perdeu 15 quilos”.
E que tal ficar 20 anos mais jovem? Atenção: não são dez, como promete um programa de televisão, mas 20. Esse anúncio aparece todos os dias na minha página. Atenção: a moça do anúncio tem 57 anos, eu tenho 42. O nome disso é bullying. Clicando na propaganda você vai parar no site Celebrity Lifestyle Secrets, onde você pode comprar por R$ 120 um creme que supera o botox sem ter que fazer botox.
Conclusões: O Mark Zuckerberg devia fiscalizar melhor os anúncios no Facebook, em vez de proibir qualquer foto em que apareça um peito (fotos da marcha das vadias já foram tiradas do ar) indiscriminadamente. E se é para passar muito tempo no Facebook – e quem não faz isso quando está meio deprimida? – que seja stalkeando um ex, ou até a namorada atual dele. É mais saudável.