O coach é o novo personal?

A moda agora é ter coach. Além dos que ajudam você a encontrar um caminho na vida, agora existem o coach pra maquiagem e o pra viagem. Como assim? Tentamos entender a febre

por Nina Lemos em

O que você faz se está sem trabalho? Chama um coach! E se está sem dinheiro? Chama um coach! Problemas de relacionamento? Um coach! Não sabe como se maquiar? Pois já existe “make-up coach”. Quer viajar e não sabe aonde ir? Chame um coach de viagem. Será que precisamos de tudo isso? Seria o coach o novo personal? O novo psicanalista?

Fiquei muito confusa e por isso convidei uma psicanalista e uma coach para tentar entender tudo isso.

“O coach, através de técnicas, ajudará o coachee (cliente) a desenvolver habilidades para atingir um objetivo ou aperfeiçoar habilidades que ele já tem para um propósito”, explica a coach e psicóloga Julia Cattan.

E por que eles estão na moda? A psicanalista Maura Carvalho opina: “A profissão de coach está na moda porque tem muito em comum com a ‘tendência’ da mercantilização sobre os valores humanos. As pessoas procuram coaches porque eles funcionam. Mas funcionam dentro da ideia de que o bem-estar psíquico é equivalente a estar produtivo economicamente. O problema é reduzir a experiência humana a estar adequado socialmente e economicamente”. Traduzindo: para ela, você pode ser bem-sucedido e continuar sofrendo.

Mas e os coaches de viagem e de maquiagem, isso 
faz sentido? Com a palavra, a coach Juliana: “A palavra coach significa treinador, instrutor, e não deixa de fazer sentido para quem vai ensinar a se maquiar. Mas eu não entendo onde usariam as técnicas de coaching em si”. Nem a gente.

Arquivado em: Tpm / Comportamento