Nova York do avesso
Cursos, tours gastronômicos, visitas guiadas. Tania Menai alerta: NY vai muito além das compras
Um dos maiores prazeres de Nova York é aprender. E aprender com quem sabe. Diariamente acontecem milhares de palestras e cursos, e muitos deles são de graça. Basta dominar o inglês e bisbilhotar as opções da cidade. Essa é uma forma de viver, por algumas horas, a vida dos locais e escapar da mesmice compras-restaurante-compras. Aqui vão algumas dicas:
• Nas livrarias Barnes & Noble, McNally Jackson e Borders sempre acontecem lançamentos de livros. Os eventos não se resumem a autógrafos: os autores leem trechos dos livros e respondem perguntas dos leitores. De graça. Confira o calendário das lojas on-line ou pessoalmente.
Vai lá: Barnes & Noble – www.barnesandnoble.com; Borders – www.borders.com; McNally Jackson – www.mcnallyjackson.com
• Museus: há visitas guiadas de graça no Metropolitan, no MoMA e no Brooklyn Museum. Dê uma olhada no site antes de sair e apareça por lá. No Tenement, uma casa na histórica Orchard Street, onde viviam os imigrantes na virada do século passado, há uma visita guiada paga que vale cada centavo. Os passeios reconstroem a história de famílias irlandesas, judaicas, alemãs e italianas. Imperdível.
Vai lá: Metropolitan Museum of Art – www.metmuseum.org; Brooklyn Museum – www.brooklynmuseum.org; MoMA – www.moma.org; Tenement Museum – www.tenement.org
• Na Columbia University (foto) há palestras o dia todo e em diversos departamentos. Muitas delas, chamadas brown bags, são na hora do almoço. Você pode assistir a debates sobre Marcel Proust, mudança climática ou até mesmo saúde pública no Brasil. Basta dar uma checada no calendário e ver se elas são abertas ao público.
Vai lá: Columbia University – www.columbia.edu
• Aulas de culinária? Sim, também há. Algumas são apenas demonstrações e acontecem nas lojas da Williams-Sonoma (uma delas no Time Warner Center). Consulte as datas antes.
Vai lá: Williams-Sonoma – www.williams-sonoma.com
• O megamercado italiano Eataly também oferece aulas avulsas (pagas) de massas, vinhos, carnes e queijos. A inscrição é feita on-line.
Vai lá: Eataly – www.eatalyny.com/eat
• Outra ótima pedida são os tours gastronômicos que oferecem passeios e visitas por tema – como chocolate – ou por bairro – como Chinatown, East Village, West Village, SoHo. O turista descobre as portinholas mais escondidas da cidade, onde encontra de batata frita belga a supermercado japonês. O preço varia de US$ 49 a US$ 90, mas come-se bem.
Vai lá: NY Food Tours – http://foodtoursofny.com
Tania Menai é jornalista, mora em Manhattan há 13 anos e é autora do livro Nova York do Oiapoque ao Chuí, do blog Só em Nova York, (aqui no site), e também do site www.taniamenai.com