Nem pavê, nem 'pacomê'

Receita de Irish Baileys Trifle para a sobremesa de Natal

por Carolina Vilarinho em

O dia 25 de dezembro está chegando, e quem está comendo pouco para sair bem na foto das festas de final de ano deve estar feliz da vida porque os dias de dieta estão contados! E claro, cá estou eu para dar aquela ajudinha na hora de recuperar com prazer esses quilinhos perdidos com tanto esforço.

Não é nenhum pudim, nem panetone, muito menos pavê... Esse ano, queridos leitores, vamos evitar que aquele tio mala – porque toda família tem um – faça aquela piadinha na hora em que pavê é servido: “É pavê ou pacomê?”, sim em 2010 ainda tem gente que insiste nessa piada. Você vai gostar da idéia de fazer algo diferente, não tão pesado e de impressionar sua família.

Aprendi esta receita na faculdade e rapidamente virou um dos doces preferidos aqui em casa, minha família adora. Além de deliciosa e não muito doce, esta sobremesa é extremamente simples e sucesso na certa! Vamos combinar que fazer uma ceia de Natal já dá trabalho demais, porque não economizar tempo fazendo uma sobremesa mais rápida?

Apresento a vocês o ponto alto da sua noite de Natal, o Irish Baileys Trifle. De origem irlandesa, como se vê pelo nome, leva frutas, geléia, licor, bolacha champagne, serve gelado, é bonito e bem refrescante. Essa receita é uma releitura da que eu aprendi. Substitui algumas coisas, tirei algumas camadas e voilá! Ficou do jeito que o diabo gosta, uma perdição!

Irish Baileys Trifle (releitura)

Ingredientes

500 ml de leite integral
4 gemas de ovo
½ xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de maisena
1 colher de chá de essência de baunilha
1 caixa de bolacha champagne
1 pote de geléia de framboesa
4 peras
½ limão
100 ml de licor Baileys
300 ml de creme de leite fresco
150 g de blueberry
100 g de amêndoa em lasca

Passo a Passo

1. Em uma panela, coloque o leite, a essência de baunilha e leve ao fogo. Assim que ferver, retire e deixe esfriar.
2. Com a ajuda de um batedor de arame, bata as gemas com o açúcar e a maisena até virar uma pasta amarelada. Em seguida, jogue o leite aos poucos e vá misturando bem.
3. Volte essa mistura para o fogo, e mexa até ficar bem cremoso. Agora coloque na geladeira para gelar.
4. Enquanto o creme gela, vamos cozinhar as peras. Encha uma panela com água e esprema a metade do limão dentro. Lave as peras, descasque, corte em cubinhos e coloque-as nessa panela.
5. Cozinhe até elas ficarem macias, mas cuidado para não cozinhar demais senão vai virar purê!
6. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco e bata até virar chantilly.
7. Agora é só montar! Numa vasilha de vidro faça uma camada com as peras, em seguida coloque as bolachas champagne quebrando algumas. Regue com o licor e faça uma camada fina com a geléia. Espalhe bem e adicione o creme por cima. Coloque o chantilly e decore com as blueberries e as amêndoas.

Dicas

Você pode trocar as frutas pelas quais você gosta mais, como maçã, pêssego, abacaxi ou até kiwi. Imagina? Que delícia que deve ficar? Pode também colocar geléia de outro sabor ou até mesmo mudar o licor. Eu, particularmente, gosto muito de receitas como esta, que você pode adequar ao seu gosto, fica mais gostoso de cozinhar e aguça a criatividade de qualquer um.

Rende bastante, serve cerca de oito pessoas, sem repetir, hein? Mas como estamos falando de ceia, onde repetir não é pecado, aconselho não arriscar, ainda mais se a família for grande. Então é só dobrar a receita e preparar os ouvidos para os elogios!

(*) Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu Twitter é o @jornalgourmet e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.

Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Crédito: Carolina Vilarinho
Arquivado em: Tpm / Culinária