#NãoMereçoSerEstuprada

Protesto online pede que mulheres manifestem-se contra o estupro

por Felipe Maia em

Como parte da pesquisa “Sistema de Indicadores de Percepção Social”, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) passou por quase quatro mil domícilios brasileiros em meados de 2013 questionando seus moradores, entre outros itens, se concordavam com a seguinte afirmação: mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

A resposta da maioria, embora não seja surpresa, é chocante. Aproximadamente 65% das pessoas entrevistadas revelaram-se de acordo com a frase. Em face disso, a jornalista Nana Queiroz resolveu manifestar-se virtualmente e convocou um protesto marcado para as 20h desta sexta (28).

“Mulheres que concordam com essa ideia estão tão oprimidas que não se sentem no direito de ter uma opinião própria, apenas repetem a opinião do opressor”, diz Nana. Segundo ela, as mulheres que reproduzem o discurso de culpabilização da vítima são, elas também, vítimas dessa violência de gênero.

O protesto pede que mulheres postem fotos suas com os dizeres #NãoMereçoSerEstuprada.Na página da manifestação do Facebook há maiores instruções de participação. “Aposto que muita mulher, vendo a coragem de suas amigas, pode repensar a relação com o proprio corpo”, afirma Nana.

Arquivado em: Tpm / Violência / Ativismo / Ativismo