Não-entrevista: O dia do homem
Se a gente já não entrevistou o Dia da Mulher (porque ele é uma data importante mas acabou se transformando em ganhar flores)… o que dizer do Dia do Homem?
Como assim dia do homem? Adoramos vocês, homens, muito mesmo, mas sério que vocês precisam de um dia?
Pois a data, comemorada 15 de julho, foi criada em 1990 e é aceita em todo mundo. E o que aconteceu? Foram feitos multirões de saúde (porque homem em geral não vai ao médico) e também algumas atividades sobre a violência contra a mulher. Sim, eles precisam ser celebrados nesse dia, dizem, mas para serem lembrados de coisas ruins que fazem! Que bizarro!
O gênio do twitter ElGroucho, um homem, definiu muito bem a data: "louco no dia do homem é a necessidade de um dia pra lembrar a importância de que homens tomem vergonha e vençam o medo de ir ao médico."
O jornalista Nirlando Beirão, outro homem, também escreveu algo interessante sobre a data: "Dia do Homem quer dizer o que? Liberdade para chegar tarde em casa, empapuçado de cerveja, xingar o juiz de futebol com aqueles nomes, contar vantagem sobre mulher junto aos amigos?"
Muitos tentaram, sim, emplacar a data nesses moldes de que Nirlando fala. Para isso, vimos dicas de como celebrar (exemplo, na sinuca ou no barbeiro, Socorro!) e mensagens daquelas de colocar no Facebook do estilo: "O Dia dos Homens também merecem ser celebrado com estilo, por que não são só elas que têm direito a um dia". Que tipo de competição estilo meninos x meninas no prezinho é essa? Escuta, vocês ganham mais, são mais fortes fisicamente, podem engordar e ficar velhos, não são chamados de loucos ou histéricos e mesmo assim querem um dia só para vocês? Faça-me o favor!
Não, não vamos entrevistar essa data bizarra. Nem a tentativa comercial de vender mais gravatas (sério, isso seria tão cliché que os homens não merecem). Assim como não publicaremos listas do estilo: "no dia do homem, 10 caras que provam que homem pode ser vaidoso". Pode, sim, claro. Mas gente, preciamos mesmo dessa data para "inventar" matérias?
Por aqui, garantimos, você não vai ver nada disso. Inclusive, você pode até esquecer que leu essa não entrevista.