Moda em Pomerode

Escola no interior de Santa Catarina atrai alunos para aprender com grandes estilistas

por Natacha Cortêz em

No interior de Santa Catarina, escola atrai alunos de todo Brasil para aprender com estilistas como Jum Nakao, Shingo Sato e Ronaldo Fraga

A pequena Pomerode, cidade de pouco mais de 25 mil habitantes no interior de Santa Catarina, abriga uma escola de moda nada convencional. O Centro de Estudos Orbitato fica em uma região de fábricas têxteis e arquitetura colonial alemã. A escola atrai alunos de todo o país interessados na metodologia intimista estimulada por Celaine Refosco, a mulher por trás do negócio. Formada em artes plásticas e com experiência em criação de moda, aos 53 anos, a catarinense Celaine criou um lugar para ensinar arte e moda ao mesmo tempo.

“O Orbitato surgiu da ideia de preparar as pessoas para criar. Convido gente que eu admiro e que deseja dividir o que sabe com os alunos. Explico o conceito do Orbitato e eles vêm com muita generosidade. É uma educação artesanal para promover um contato próximo entre os participantes", explica Celaine. No local, são oferecidos cursos de pós-gradução e oficinas de curta duração. 

Entre elas: modelagem – que beira o lúdico – com o estilista brasileiro Jum Nakao; a técnica do japonês Shingo Sato, baseada nos origamis; e a metodologia criativa de Ronaldo Fraga, um “inventor de coisas”, segundo Celaine. "Em tempos de mercantilizaçao e pasteurização do ensino, a proposta do Orbitato é uma lufada de oxigênio para quem quer trocar – seja aprendendo ou ensinando. Serve para pensar, criar e estabelecer diálogo entre os diferentes vetores do design", disse o estilista mineiro à Tpm.

Vai lá: Centro de Estudos Orbitato – R. XV de Novembro, 426, Pomerode, SC, (47) 3395-0447, www.orbitato.com.br


Arquivado em: Tpm / Moda