Todas as cores mais quentes

Embalada pelo filme Carol, nossa colunista seleciona os melhores livros com histórias de amor entre mulheres

por Milly Lacombe em

1. Oranges are not the only fruit (1985, ed. Grove Press) se passa no seio de uma família religiosa. É um livro de memórias da autora inglesa e lésbica Jeanette Winterson.
É lindo, denso e faz pensar.

2. Unbearable Lightness (2010, ed. Hardie Grant) foi escrito por Portia de Rossi, mulher de Ellen DeGeneres. É também um livro de memórias e fala abertamente da descoberta da lesbiandade dela. É corajoso e interessante.

3. Tomates verdes fritos (1987, ed. Globo), de Fannie Flagg. No filme, as personagens principais são amigas, apenas insinuando uma relação homossexual. No livro se trata mesmo de um casal lésbico. Um clássico. Lindo, triste, tocante.

4. Carol (1952, ed. L&PM), de Patricia Highsmith. Por que não ler o romance que deu origem ao filme? Vale.

5. Em busca do tempo perdido (publicados entre 1913 e 1927, ed. Globo), de Marcel Proust. É simplesmente sublime que aquele que considero o maior e mais completo livro já escrito por um ser humano (são sete livros na verdade) tenha um romance lésbico. Recomendo Proust não apenas pela lesbiandade contida na obra, mas pelo talento para traduzir em palavras a condição humana como nenhum homem ou mulher normais conseguiria fazer. Proust era dotado de superpoderes para escrever, comunicar e tocar.

Arquivado em: Tpm / Diversidade / Livros