Michelle. Ela sim

No dia a dia, Michelle Obama e o presidente Lula
provam que são filhos de pais diferentes

por Tania Menai em

Apesar do berço parecido, é no dia a dia que Michelle Obama e o presidente Lula
provam que são filhos de pais diferentes

Quando Michelle Obama se mudou para a Casa Branca, ela fez uma reunião com parte dos 95 serviçais que, há anos, servem presidentes e suas famílias. A nova dona da casa comunicou as novas ordens em relação às suas filhas, Malia e Sasha. As meninas são obrigadas a fazer a cama todas as manhãs, assim como arrumar o próprio quarto. Elas devem ajudar a colocar a mesa e raspar o prato. Nenhum funcionário deve tratá-las como pequenas princesas, e sim como crianças. E, se elas fizerem algo errado, Michelle deve ser comunicada. Michelle diz que está preparando as filhas para o mundo, pois ela sabe que aquela realidade, um dia, vai acabar.


Michelle ainda plantou uma horta no jardim para estimular a nação a ter uma alimentação saudável. Michelle compra roupa na J.Crew (uma loja não muito cara) e, antes de ser primeira-dama, fazia compras na Target, uma loja de departamentos baratérrima. Adora ser fashion e ao mesmo tempo ajudar a divulgar o trabalho de novos designers. Prefere os ilustres desconhecidos aos “same old, same old”, como dizem aqui. Ao contrário do mundo-Daslu-da-superficialidade, ela é pé no chão, é formada em Princeton, uma das melhores universidades do mundo, e defende que a mulher não tem como ser tudo que se exige dela – profissional, mãe, esposa e gatíssima – sem ter ajuda do marido e da comunidade. Atitudes assim fazem Michelle Obama ser amada.

Nerd forever


Um outro aspecto importante do casal é a ênfase na educação. Numa visita recente a uma escola de comunidade negra, Michelle – que nasceu e cresceu num bairro pobre de Chicago e dormia na sala com o irmão – reforçou às crianças que, quando ela era pequena, ser boa aluna não era “cool” entre os amigos. Mas que, apesar de se sentir sozinha nesse sentido, não se importava com o que os outros pensavam. Ao contrário dela, nosso presidente, Lula, critica quem tem olhos azuis e envia a “solene” mensagem que ninguém precisa estudar para ser presidente do Brasil. Pelo visto, basta ser mal-educado, chegar atrasado a todos os compromissos e tomar um uisquezinho de vez em sempre. E ter uma primeira-dama deslumbrada com Daslu.


Vai lá: www.jcrew.com e www.target.com

Tania Menai é jornalista, mora em Manhattan há 13 anos e é autora do livro Nova York do Oiapoque ao Chuí, do blog Só em Nova York, no site da Tpm (www.revistatpm.com.br), e também do www.taniamenai.com

Arquivado em: Tpm / Comportamento