Mi Buena Vista

A jornalista Vanessa Oliveira recorre ao crowdfunding pra lançar livro-reportagem sobre Cuba

por Natacha Cortêz em

Tpm / Cuba / Viagem / Viagem

Há seis anos, em uma aula de jornalismo internacional, a estudante paulista Vanessa Oliveira teve seu primeiro contato apaixonado por Cuba. Dali, aconteceram os primeiros passos do projeto que hoje define os caminhos e as moradas dela. Mi Buena Vista é o título de sua missão com a ilha e também de sua tese de mestrado na Universidade de Sorbonne-Nouvelle, em Paris. Hoje, aos 25 anos e já formada, acaba de embarcar pra Havana em um intercâmbio entre a universidade local e seu mestrado francês.

Durante seis meses, Vanessa vai estudar e conhecer de perto Cuba e seu povo. Como resultado, um trabalho acadêmico e jornalístico que pretende, além da conclusão de seu mestrado, virar um livro reportagem, ilustrado por perfis fotográficos e escritos da população cubana. Para realizar o projeto, a estudante recorreu ao crowdfunding, na intenção de financiar sua temporada na ilha. A arrecadação se encerra nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

Para entender melhor o MiBuena Vista e saber como colaborar com o projeto, trocamos algumas palavras com ela. O

Tpm. Como surgiu a ideia de fazer o Projeto MiBuenaVista?
Vanessa. O projeto começou em 2007 em uma aula de jornalismo internacional na faculdade. Como muitos adolescentes, eu sonhava em conhecer Cuba antes que Fidel Castro morresse. Decidi com uma amiga que Cuba seria o tema do nosso trabalho para esta matéria. Partimos pra lá depois de economizar todo os centavos do nosso estágio, fazer festas, rifas etc (na época não existia essa de crowdfunding). Em 2008, Fidel renunciou e como era meu último ano de faculdade e eu já tinha intimidade com o tema, Cuba virou meu trabalho de conclusão de curso. O resultado foi um livro reportagem de perfis. Conheci tantas pessoas de idades e atividades tão diferentes e interessantes que fez sentido cruzar a história de vida delas com a História recente do país. Este esboço universitário, contou com a história de uma senhora de mais de 80anos que tinha participado ativamente do primeiro partido comunista cubano e que militava até mesmo dentro da fábrica do próprio pai; com um perfil do polêmico escritor Pedro Juan Gutierrez e outro ainda do também escritor Edmundo Desnoes, autor do livro Memorias del subdesarollo que inspirou o filme homônimo de Tomás Gutierrez Alea. 

Na época, MiBuenaVista era só nome de um blog que montei pra contar de maneira mais despreocupada as histórias da viagem. Mas mais tarde, decidi fazer um mestrado em ciência política em Paris e continuar minha pesquisa sobre a ilha. O interesse acadêmico cresceu e a vontade de finalizar e publicar meu livro me levou a um intercâmbio na Universidade de Havana, pra onde vou ainda neste fim de semana.

Qual é o objetivo do projeto? Eu tenho dito que o projeto MiBuenaVista é um pacote jornalístico-acadêmico. Eu vou terminar minha tese, que discute como a população cubana tem recebido as reformas econômicas realizadas no país desde 2006 e vou finalizar este livro-reportagem, que vai contar com perfis fotográficos e escritos de cubanos que contam a história do país através de suas próprias vidas. Serão seis meses nesta incursão, estudando e morando no centro da capital. 

Por que Cuba? Pode nos contar como se dá sua relação com a ilha? Cuba é um feixe de terra muito complexo. É um país cheio de nuances, com uma história que ganhou notoriedade no mundo todo. Um prato cheio para o jornalismo e para as ciências sociais. Eu simplesmente achei que aquilo que eu tive a oportunidade de conhecer em 2007 merecia mais estudos e que valia a pena entender de verdade o que era Cuba. Por este pensamento cheguei até aqui. Há oito dias do projeto MiBuenaVista arrecadar o dinheiro necessário para acontecer via Catarse!

Aqui, o vídeo feito pela estudante pra divulgar seu projeto e pedir ajuda no seu financiamento.

Vai lá: catarse.me/pt/projetomibuenavista (A arrecadação se encerra nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro)
www.facebook.com/MiBuenaVista

Crédito: Vanessa Oliveira
Crédito: Vanessa Oliveira
Crédito: Vanessa Oliveira
Crédito: Vanessa Oliveira
Crédito: Vanessa Oliveira
Arquivado em: Tpm / Cuba / Viagem / Viagem