MeuPin

Novo projeto colaborativo na internet pretende unir lugares, histórias e pessoas

por Natacha Cortêz em

Novidade fresquinha para os apaixonados pelos tantos projetos que brotam nas redes sociais. A bola da vez é o  MeuPin, idealizado pelas meninas da InspirationPage, uma fanpage que distribui imagens e notícias sob uma curadoria pra lá de doce. 

A ideia delas é construir um guia colaborativo com os lugares preferidos das pessoas, no Brasil e no mundo. Seja por algum motivo pessoal e/ou sentimental, ou simplesmente pelo o que o lugar oferece, o público é convidado a compartilhar seus espaços mais queridos através de multiplataformas, a princípio na web. No Pinterest, Instagram e Foursquare, os usuários "pinnar" e depois consultar o guia, que vai se formando organicamente. Outra vontade que acompanha o conceito do novo projeto é a de fugir dos guias convencionais, que indicam pontos turísticos ou lugares pra onde todo mundo vai.

Conversamos com a Débora Andreucci, uma das garotas responsável pelo MeuPin.

Tpm. Conta pra gente como surgiu a ideia pra criar o novo projeto?
Débora. Há bons meses uma de nós estava planejando uma viagem. Foi atrás de guias, mas não achava nada que fosse tão legal, tão pessoal como aquelas dicas de só quem mora no lugar sabe. Foi aí que pensamos em criar um guia em que quem daria as dicas fossem as próprias pessoas que iam usá-lo e nada melhor do que, a principio, ser pela internet.

Então quer dizer que o MeuPin pode sair da internet e ir pro mundo físico? Com certeza. Porque não depois de um tempo de vida e muito mais material reunido?

Em forma de livro, de guia impresso? De guia impresso, como um zine ou um livreto manual, bem pessoal. Mas é só uma ideia, vai depender do sucesso.

Então, qual é seria a diferença entre o MeuPin e um guia, por exemplo? Qual é o diferencial do guia de vocês, além de ser colaborativo e online? Ele vai fugir do convencional. Queremos dicas de lugares fora do comum. As pessoas vão contar a sua história, experiência com o lugar e dessa forma a dica fica muito mais próxima, como se fosse de um amigo mesmo.

Uma coleção de amigos? Como se fosse. As pessoas não se conhecem, mas o clima é tão intimo no guia, que vamos nos sentir amigos de quem participa.

E como os novos "amigos" podem começar a participar? Eles podem usar a hashtag #meupin no Instagram para fotos no brasil, e #meupinmundo para fotos do mundo todo. Ou ainda, enviar fotos e depoimentos para o email contatomeupin@gmail.com. O material vai alimentar o guia no Pineterst (pinterest.com/meupinip) e o perfil do Foursquare.

Vai lá: pinterest.com/meupinip

Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação
Arquivado em: Tpm / Tecnologia / Viagem