Menos era mais
Monique Evans foi das primeiras brasileiras a colocar silicone, ainda na década de 80, quando bonito era ter seios pequenos.Três próteses e uma lipo mais tarde, não entende a obsessão das brasileiras
Monique Evans acaba de se tornar uma cinqüentona. Há mais ou menos 25 anos, ela se tornou uma das primeiras brasileiras a colocar prótese de silicone no peito. Na época, meados dos anos 80, o Brasil ainda engatinhava no projeto de lançar top models e as atenções se dividiam entre Xuxa, Monique e Luiza Brunet. Xuxa encarnava o tipo mais europeu, loira de olhos azuis, uma beleza mais fácil de gostar. Luiza, por seu lado, era cantada como protótipo da beleza brasileira, morena, carnuda e, claro, sensual. Monique era a beleza diferente, às vezes contestada.
Quando muitas mulheres faziam a cirurgia para tirar um pouco de peito, o volume incomodava, era quase antiestético, Monique encarou o procedimento e colocou silicone. Ninguém tinha ou muito poucas mulheres achavam que fazia sentido aumentar o volume das mamas. As três tops dos anos 80 estão siliconadas hoje, mesmo que com razões e décadas de separação entre as cirurgias de cada uma.
Hoje, além de Armando, que tem 27 anos, Monique também é mãe de Bárbara, de 15 anos. Ex-apresentadora do Noite Afora — programa sobre sexo que apresentou entre 2001 e 2004 na Rede TV! e atualmente repórter do TV Fama, ela já fez quatro cirurgias plásticas, três para colocar e trocar as próteses de silicone e uma lipoaspiração. Mesmo assim, acha que a geração atual exagera.
Tpm. Por que você colocou silicone?
Monique. Eu era modelo e fui apresentada a um cara que tinha feito a plástica de pessoas que eu conhecia. Ele me perguntou: se eu não queria pôr silicone? Era supermoda ter peitinho naquela época [anos 80]. Mas, como era de graça, e eu era uma garota boba, embarquei. Trocar a prótese duas vezes. Fiz uma lipo também. Mas não sou vaidosa. Em 30 anos só fiz essas cirurgias.
O que você acha que motivou essa onda de prótese de silicone de uns anos pra cá?
Minha filha, por exemplo, tem peitinho. Ela coloca um sutiã para juntar os peitos e, por ela, aumentava. As meninas de hoje são assim. Se aparece alguma gordurinha extra, em vez de fechar a boca e malhar, fala: “Eu quero fazer lipo”. Eu falo: “Você está louca!”. Eu estou toda estragada, mas fico com a maior preguiça de encarar a faca. Tem modelos que já fizeram tanta coisa, como vai ser quando tiverem a minha idade?
O intuito é se sentir melhor ou agradar aos homens?
Acho que é para ficar mais linda que as outras mulheres. Tem uns caras que nem gostam de mulheres perfeitas. Elas ficam iguais, loiras, com corpo de academia. Nada é delas. Eu fico imaginando se tirar tudo das meninas... Eu acho isso tudo uma bobagem.