Marina Abramovic abre exposição no Sesc Pompeia, em São Paulo

Artista sérvia ganha maior retrospectiva de sua obra na América Latina e filme sobre suas viagens espirituais pelo Brasil

por Lia Hama em

Prepare-se para ouvir muito sobre Marina Abramovic. Principal expoente da arte performática mundial, a artista sérvia de 68 anos está no Brasil para participar da maior retrospectiva de sua obra já realizada na América do Sul, que abre na terça-feira, dia 10/3. Radicada em Nova York, Marina vai passar dois meses no país, onde dará um workshop para artistas brasileiros e fará encontros com o público no Sesc Pompeia, em São Paulo. Ali também estarão expostas instalações criadas a partir de suas performances mais conhecidas, vídeos históricos e objetos.

O espaço projetado por Lina Bo Bardi, uma antiga fábrica, não foi escolhido por acaso. Quando chegou ao Sesc Pompeia para conhecer o lugar, Marina se impressionou com a quantidade de crianças e famílias, no que chamou de um "verdadeiro espaço de convivência". Além da exposição, um documentário sobre a artista será lançado neste semestre. Em fase de finalização, o longa A corrente – Marina Abramovic no Brasil, de Marco Del Fiol, retrata suas viagens espirituais pelo país, incluindo encontros com o médium João de Deus, em Abadiânia (Goiás), e a participação em rituais de xamanismo na Chapada Diamantina, na Bahia. “O Brasil ocupa um lugar importante na obra da Marina. Ela vem pra cá desde o final dos anos 80, quando começou a pesquisar os cristais e sua influência no corpo humano”, diz Marco.

IMERSÃO TOTAL

A artista paulistana Paula Garcia, uma das curadoras da exposição no Sesc Pompeia, falou à Tpm sobre a mostra

Como será a participação de artistas brasileiros? Eu e outros sete artistas selecionados fizemos um workshop de cinco dias com a Marina Abramovic numa ecovila perto de São Paulo. Foi uma preparação para apresentarmos nossas performances ao longo da exposição.

Como vão ser os encontros da Marina com o público? Ela vai participar de oito encontros no teatro do Sesc Pompeia, onde fará uma palestra sobre sua arte e, no final, vai conversar com a plateia.

Como será apresentado o Método Abramovic, os exercícios físicos e mentais de auto-conhecimento criados pela artista? As pessoas vão ser convidadas a deixar seus celulares e bolsas no armário e entrar só com a roupa do corpo e um fone de ouvido num espaço fechado da exposição. Durante 2 horas elas vão participar de exercícios imersivos e interagir com cristais e objetos de madeira feitos especialmente para a mostra.

 

Vai lá: Terra comunal/Marina Abramovic + MAI: de 10/3 a 10/5. De terça a sexta, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 19h, no Sesc Pompeia. R. Clélia, 93, São Paulo, SP. Grátis.

Encontros com Marina Abramovic – 11 e 26/3; 1, 2, 8, 15, 22 e 30/4. Horário: 20h. Local: Teatro: 774 lugares. Retirada de ingressos gratuitos na bilheteria do Sesc Pompeia, no dia da atividade, a partir das 13h. Método Abramovic – no Espaço de Convivência do Sesc Pompeia. As inscrições serão no site sescsp.org.br/terracomunal

A corrente – Marina Abramovic no Brasil - www.facebook.com/correntemarinaabramovic

Arquivado em: Tpm