Ícone do site Trip | Conteúdo que transforma

Mão na massa

Já não bastassem as duas filhas pequenas para cuidar e os inúmeros jobs para entregar, a designer gráfica Flávia Calux, 38 anos, decidiu que construiria a casa da família sozinha. A saga começou na gravidez de Catarina, 3 anos (a mais velha, Lara, tem 9), quando ela e o marido, o empresário Alon Sochaczewski, 37, perceberam que o espaço ia ficar pequeno. “Começamos procurando um apartamento, porque é mais fácil manter. Visitamos uns 50”, conta Flávia, sem exagerar. Mas nenhum a agradava.“Sou muito ligada à estética e sempre encontrava problemas insolúveis, como esquadrias de alumínio, fachada anos 80 etc.”, lembra.

Como o marido sempre preferiu morar em casa, acabaram encontrando uma bem antiga numa rua arborizada do bairro paulistano do Pacaembu. Disposta a dedicar seu tempo para cuidar pessoalmente da obra, da decoração e de todos os detalhes, Flávia queria mais é que a família ficasse o mais aconchegada possível nessa fase da vida: as meninas na infância e o marido consolidando sua empresa. “Decidi todos os espaços e os acabamentos, desenhei dos batentes aos armários. Chamei uma arquiteta, contratei um mestre de obras e encarei um ano e oito meses de reforma”, diz.

A casa de 550 metros quadrados foi refeita e, do projeto original, mantiveram-se o hall de entrada e a escada. Quatro suítes e um lavabo foram construídos (existia um único banheiro), além da sala de TV, uma segunda sala de estar e mais uma garagem. A cozinha, toda nova, é o grande xodó de Flávia. “Queria uma cozinha prática, com ar retrô, diferente das modernas, de linhas retas, monocromáticas e cheias de inox.” O estilo mais romântico da decoração da nova casa ficou bem diferente do da antiga, também concebida por ela. “Fui na onda das revistas e fiz tudo reto, limpo, moderno. Quando ficou pronta, vi que não tinha a minha cara. Agora, consegui fazer uma casa do jeito que realmente gosto”, comemora.

Romântico

Apesar de a maioria dos projetos residenciais atuais tender ao moderno, o romântico nunca morreu! Lojas bacanas apostam no estilo e dele fazem seu carro-chefe.

• Secrets de famille: com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, é uma das mais importantes representantes do estilo e tem móveis, objetos e acabamentos incríveis. Vale a pena conhecer. Vai lá: Secrets de famile

• Entreposto: há 17 anos, esta loja paulistana vende móveis e objetos, tem também uma linda coleção de tecidos. Vai láEntreposto

• Coisas da Doris: aposta em um mix de móveis e objetos modernos e retrô. Impossível sair de lá sem nada nas mãos. Tem loja on-line e entrega para todo o Brasil. Vai lá: Coisas da Doris

Você pode encontrar móveis incríveis em antiquários e lojas de instituições de caridade como a Casa André Luiz. Um bom olho e um restaurador de confiança fazem milagres a preços camaradas.

Sair da versão mobile