Lofts, go home!

Estamos caminhando para a extinção da parede? A cidade está cheia de prédios só de lofts

por Nina Lemos em

Em São Paulo, um loft é 20% mais caro que um apartamento normal. A cidade tem também vários prédios só de lofts. Por aqui, nos perguntamos, será que as paredes dataram? Se elas foram inventadas, nao é porque servem para alguma coisa?

Se você é uma pessoa realmente descolada, você tem um computador da Apple, um iPhone e mora em um loft. Em São Paulo, o bom-gostismo é tão radical que, desde os anos 90, existe uma febre de prédios de lofts. São edifícios onde todos os apartamentos são sem paredes (essa coisa inútil). E, comprar um desses, custa 20% mais caro do que adquirir um apartamento “normal”. Por aqui, ficamos pensando: “Será que as paredes dataram?”.

“Os lofts inicialmente eram galpões ocupados, não eram construídos dessa maneira”, diz o arquitetto Tutty del Giorgio. “Depois, sim, eles viraram sinônimo de status.” A editora do site Casa da Chris, a jornalista Chris Campos, acha que tudo vem da inspiração dos filmes água com açúcar americanos. “A imagem do loft como uma coisa sofisticada está em filmes dos anos 80 como Nove Semanas e Meia de Amor e Ghost”, lembra. E vai além. “Já repararam que nesses filmes não tem cozinha? Ninguém frita um peixe. Também não se coloca roupa para secar. E ninguém recebe hóspede. É tudo encenado e arrumado. Porque coisas da vida real não cabem em um loft”, enumera.

E por que quebramos todas as nossas paredes se precisamos, sim, de um espaço para abrigar um amigo e de um bom lugar para estender as roupas, ou de um quartinho para entulhar coisas velhas? “Hoje, em uma obra, quebra-se parede porque os apartamentos são pequenos, com divisões malfeitas, o que se valoriza é o espaço”, diz Tutty, que pondera que tudo isso tem que ser feito com bom-senso, para que o sentido “útil” de uma casa seja preservado.

Quebrar uma parede pode ser legal. Mas, gente, os seres humanos não inventaram as paredes por acaso! E, se continuarmos assim, caminharemos para um mundo onde não existirão paredes, simplesmente. E todos morarão sozinhos em apartamentos que custam os olhos da cara.

Prova de que os prédios de lofts são mesmo uma febre? Entre em qualquer site de imobiliária. Em muitos, além das categorias casa, apartamento, imóvel comercial, existe a categoria loft. E, falando nisso, por que não temos coragem de morar em galpões no centro da cidade? Isso sim seria morar em um loft de verdade...

P.S. A autora deste texto mora em um loft...

Arquivado em: Tpm