Levemente refrescantes

O Cozinhando para 2 ou 1 ensina pratos fresquinhos para aliviar o calor

por Luciana Carpinelli em

A temperatura sobe e parece que a fome vai embora. Só de pensar em um prato daqueles bem quentes, que a gente adora devorar no inverno, já começo a suar ainda mais. Mas em vez de começar a viver da luz do Sol, o que acaba desacelerando o metabolismo e favorecendo o acúmulo de gorduras no corpo, o ideal é optar por um cardápio repleto de comidas mais refrescantes e leves. Dessa forma, você não sobrecarrega o organismo e ainda se mantém saudável para quando o verão chegar.

Para incentivar a sua criatividade para uma alimentação mais leve e fresca, separei três receitinhas fáceis e deliciosas para deixar seus dias mais saborosos.

Salada agridoce de alface frisè com manga

Sou grande defensora das saladas saborosas e bonitas, assim, por mais simples que possa parecer uma “receita”, não penso duas vezes antes de compartilhá-la. A ideia é variar nos sabores e texturas e ter uma opção diferente a cada dia, sem enjoar e sem acrescentar muitas calorias com as variações.

1/3 do maço de alface frisè rasgada
1/2 manga pequena madura cortada em cubinhos
1/2 cebola pequena bem picadinha
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico ou limão espremido
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Saladas não têm muito medidas certas porque depende muito do gosto de cada um: se preferir, use menos manga (para tirar um pouco da doçura) ou mais alface para equilibrar os sabores.

Comece misturando bem o balsâmico com um fio de azeite, sal e pimenta do reino. Acrescente a cebola e bata com um garfo ou fouet. Coloque a alface e a manga em uma tigela, regue com o molho e mexa para distribuir uniformemente. Sirva em seguida.

Esta saladinha eu fiz para acompanhar um sanduíche de salmão defumado e cream cheese.

Ceviche (ou cebiche) de camarão

Nunca tinha visto um ceviche de camarão até descobrir esta receita e ficar morrendo de vontade. Aproveitei que tinha uns camarões no congelador, fiz algumas adaptações para usar os ingredientes que já estavam na despensa e simplesmente adorei o resultado: é super fácil de fazer, fica uma delícia e é um prato diferente e bonito para servir como entrada.

200g. de camarões limpos frescos ou congelados
2 limões espremidos
1 cebola roxa pequena em rodelas finas
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada
1 colher de chá de gengibre em pó ou ralado
1 colher de sopa de coentro ou salsa frescos
Pimenta do reino a vontade

A receita indicava escaldar o camarão já limpo e descongelado (se não for fresco) com água bem quente para acertar a consistência. Eu fiz isso, mas como achei que ainda não estavam firmes, dei uma fervida rápida, por uns 2 ou 3 minutos.

Em uma tigela, junte o caldo de limão com a cebola, a pimenta e o gengibre e tempere com pimenta do reino. Acrescente os camarões, misture bem e cubra com plástico filme antes de levar à geladeira para marinar por mais ou menos 30 minutos.

Antes de servir, escorra o caldo e finalize com o coentro ou a salsinha. Você pode servir em um refratário grande ou então montar copinhos ou tacinhas individuais. Outra opção é montar canapés com torradinhas ou rodelas de pão tostado.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como entrada ou acompanhamento.

Salada com salmão defumado e molho de shoyo

O calor me inspira a criar combinações diferentes de saladas, que geralmente substituem os pratos quentes. Para que não falte nenhum nutriente, escolho ingredientes bem variados e coloridos, e sempre incluo uma proteína (carnes, queijos, castanhas ou grãos) e um carboidrato (arroz ou mix de grãos, pão/torradinhas, cuscuz etc.). Além de alimentar os olhos, uma salada completa sacia a fome sem deixar o estômago pesado ou sobrecarregar o organismo que já está trabalhando para equilibrar a temperatura interna com a externa.

Folhas verdes (alface romana ou americana, frisée, rúcula, agrião, acelga, endívia etc.)
Folhas de radicchio
Tomatinhos cereja cortados ao meio
+/- 1 colher de sopa de alcaparras
+/- 150g. de carpaccio de salmão defumado
Torradinhas
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o molho:
1 colher de sopa de molho shoyo
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de limão espremido
1 pitada de ervas finas desidratadas

Misture bem os ingredientes do molho (eu costumo colocar tudo em um pote com tampa e chacoalhar bem) e leve à geladeira por pelo menos uns 15 minutos para ficar geladinho.

Em uma travessa ou prato, arrume uma base com as folhas, misturando as cores. Por cima, distribua os tomates, as alcaparras e, por último, as fatias de salmão rasgadas. Caso não vá servir imediatamente, leve à geladeira por não mais que umas 3 horas para que as folhas não fiquem feias.

Na hora de servir, dê uma última misturada no molho e regue a salada com ele. Tempere com sal e pimenta do reino a vontade (lembre-se de que o shoyo já deixa o molho salgadinho).

Esta quantidade serve uma pessoa. Para mais pessoas, basta multiplicar as quantidades.

*Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

Arquivado em: Tpm / Culinária