Karina Mota
Sócia de lugares badalados e com agenda recheada, empresária é a nossa editora convidada
A empresária Karina Mota faz 31 anos este mês, e a festa deve ser boa. Isso porque ela não é mulher de poucos amigos. Muito pelo contrário. Sócia do restaurante Lorena 1989 e do Bar Secreto, em São Paulo, já levou Madonna, Bono Vox e Michel Gondry para dar o ar da graça na casa noturna onde bandas indies como Justice já tocaram para convidados seletos.
De onde vem essa agenda? Karina tinha 18 anos quando saiu de São José dos Campos, interior de São Paulo, para morar em Paris. Lá, aprimorou seu gosto por moda, trabalhou com os estilistas Stella McCartney e Martin Margiela, estudou comunicação na Sorbonne e conheceu os donos da Surface to Air, loja que aposta em estilistas nacionais e é queridinha de músicos. Após sete anos morando na capital francesa, Karina pensava em abrir algo parecido no Brasil. “Falei da minha ideia para o Jeremie, um dos sócios, e ele topou”, recorda.
Localizada nos Jardins, a versão brasileira da Surface to Air também aposta em nomes novos da moda, como Karina fez com a marca Amapô, hoje conceituada no mercado. E seu trabalho de curadoria não envolve apenas roupas, mas também gente interessante. Quando viu a estudante de moda Gokula Stoffel passar em frente à loja, gostou de seu estilo e a chamou para conversar. A moça acabou trabalhando por lá um tempo, e aqui a editora convidada a escolheu para ser personagem da Semana de Moda.
De volta a São Paulo há cinco anos, Karina teve tempo para se acostumar com a cidade que lhe causava arrepios. “Na época, meus amigos de São José ficaram perplexos quando disse que ia morar em Paris. Mas São Paulo sim que era assustadora”, conta. Um dos programas preferidos desde que chegou à cidade é descobrir lugares não óbvios – e é com propriedade que os recomenda no Bazar. “Adoro a Tpm e, pelo tempo que estou por aqui, me sinto à vontade para participar desta edição”, diz confiante. A paulista aproveitou também para falar da amiga Laima Leyton, que com o marido, Iggor Cavalera, toca o projeto de DJs Mixhell. Aqui, ela lista seus cinco melhores festivais de música pelo mundo.
Fique, então, com o mundo nada óbvio de Karina Mota.