Inventário de tipos humanos
Ilustradora de 17 anos cria perfis imaginários misturando banalidades à poesia
A mineira Verônica Vilela tem 17 anos. "Bota aí que faço 18 em dois dias", diz afoita. "E eu não faço absolutamente nada formalmente falando, terminei o Ensino Médio e estou esperando os resultados do vestibular." A faculdade, provavelmente vai ser de artes visuais ou cinema. Mas por enquanto ela vai mostrando um pouco do seu talento já no tumblr Inventário de tipos humanos, onde cria perfis imaginários misturando banalidades cotidianas à poesia. Um desses projetos lindos com os quais de repente a gente esbarra na internet.
Apesar de o tumblr ter cerca de um ano, os desenhos que a gente encontra vêm de desde 2009, quando tinha 14 anos e começou com seus personagens. Para criá-los: "desenho qualquer imagem humana que passe na minha cabeça. Depois de fazer, o desenho já ganhou vida e uma história. Ele mesmo me conta o nome dele, aos sussurros. Não sou eu que escolho o nome, ele já veio assim, e pronto."
Sobre como surgiu sua relação com a ilustração, ela conta: "Desenho desde sempre, ilustro desde sempre também. Talvez tenha a ver com o ambiente que eu vivi, minha mãe é ilustradora então... eu sempre me embolo quando me pergunto sobre minha relação com ilustração. É tão natural que não sei".
Vai lá: http://inventariodetiposhumanos.tumblr.com