Estrelado por: as minas

Listamos as séries de 2018 que vão colocar as mulheres em seus lugares. Ou seja, em destaque

por Carolina Moreira em

2017 foi um ano e tanto para as mulheres no audiovisual. Especialmente  para aquelas que trabalham em séries norte-americanas. A consagração veio com as premiações: foram quatro categorias importantes no Emmy (Melhor Série de Drama, de Comédia, Minissérie e Filme para a TV) e mais três no Globo de Ouro (Série Limitada ou Filme para TV, Série de Drama e Série de Comédia ou Musical) para séries protagonizadas por mulheres fortes e com temáticas feministas. The Handmaid’s Tale, Big Little Lies, Veep e The Marvelous Mrs. Maisel foram os destaques.

O ano também foi marcado por denúncias de assédios enfrentados pelas mulheres à frente e atrás das câmeras. A mobilização Time’s Up uniu atrizes, diretoras, roteiristas e demais profissionais do audiovisual vestindo preto em pleno Globo de Ouro como forma de protesto. Elas querem equidade salarial entre os gêneros, o fim do assédio e mais espaço para mulheres em posições de destaque na indústria do entretenimento. Hollywood está fervilhando e a expectativa para 2018 é que esses discursos se acentuem e gerem mais frutos. 

Preparamos uma lista com dez novas séries que terão protagonistas femininas para você ficar de olho:

9-1-1

Estreou em 3 de janeiro

A atriz Connie Britton como a protagonista de 9-1-1, drama focado na vida de policiais - Crédito: Reprodução

9-1-1 é mais uma criação de Ryan Murphy  (já conhecido por American Horror Story e Glee) que mal estreou e já promete ser sucesso: após apenas dois episódios irem ao ar, a Fox, canal que exibe a série, renovou o show para mais uma temporada. A produção já atraiu uma audiência de mais de 10 milhões de espectadores nos sete dias após sua estreia e é cotada como um dos grandes sucessos do ano.

A atriz Connie Britton (Nashville e American Horror Story) protagoniza a história que tem foco nas vidas de policiais, paramédicos e bombeiros que precisam enfrentar as situações mais assustadoras e chocantes, enquanto respondem aos chamados urgentes de 911, o telefone para atendimento de emergências.

American Crime Story: Versace

Estreou em 17 de janeiro

American Crime Story: Versace conta a história do assassinato do designer de moda Gianni Versace, acontecimento que passou a grande grife italiana para as mãos de sua irmã mais nova e atual proprietária, Donatella, vivida na trama por Penélope Cruz. 

American Crime Story é uma série que faz adaptações de crimes reais antológicos e esta é sua segunda temporada. A primeira foi sobre o julgamento da acusação de assassinato de OJ Simpson e se chamou American Crime Story: The People v. OJ Simpson. Ela entra em nossa lista de estreias porque cada temporada é apresentada como uma minissérie autônoma, seguindo eventos verdadeiros independentes e separados

Penelope Cruz é Donatella Versace na segunda temporada de American Crime Story - Crédito: Reprodução

Mosaic

Estreou em 22 de janeiro

Uma autora popular de livros infantis é quase uma celebridade local em uma pequena cidade na região montanhosa de Utah, mas seu desaparecimento no dia do ano novo arrasta toda a comunidade para o mistério.

Estrelada por Sharon Stone, grande estrela do cinema dos anos 1990, o drama é uma produção original HBO que aborda temas como paixão, intriga, decepção e morte. Concebido e dirigido por Steven Soderbergh, cineasta premiado em 2001 com o Oscar de melhor diretor pelo filme Traffic, o show foi pensado como um projeto experimental lançado em novembro de 2017. O espectador americano podia baixar um aplicativo para celular ou tablet e seguir a trama a partir do ponto de vista de um ou de outro personagem, como bem desejasse. Soderbergh, então, finalizou o material e formatou seis episódios com duração de uma hora e esta é a versão exibida pela HBO no Brasil.

Em Mosaic, Sharon Stone vive uma autora popular de livros infantis que desaparece em uma cidadezinha norte-americana - Crédito: Reprodução

Seven Seconds

Estreia em 23 de fevereiro

A história, baseada no filme russo The Major, Seven Seconds, se concentra em um impasse entre policiais de Jersey City e a comunidade afro-americana da cidade depois que um adolescente negro é gravemente ferido por um policial.  A vencedora do Emmy Regina King viverá uma líder da comunidade nessa trama cheia de tensão racial. A primeira temporada terá 10 episódios, disponíveis na Netflix. 

Aposta da Netflix, Seven Seconds é uma série cheia de tensão racial protagonizada por Regina King - Crédito: Reprodução

Good Girls

Estreia em 26 de fevereiro

Três mulheres dedicadas aos filhos e aos esposos veem suas vidas mudarem ao se encontrarem em situações desesperadoras. Essa é a premissa de Good Girls. Agora, pela primeira vez na vida, elas têm a oportunidade de jogar tudo para o alto. Criada por Jenna Bans (Grey’s Anatomy e Desperate Housewives), a série tem em seu elenco Christina Hendricks (Mad Men), Mae Whitman (Parenthood) e Retta (Parks and Recreations) e promete muito girl power mostrando mulheres arriscando tudo pelo controle das rédeas de suas próprias vidas.

 

Três mulheres arriscando tudo pelo controle das rédeas de suas próprias vidas conduzem a série Good Girls - Crédito: Reprodução


For The People

Estreia em 13 de março

Nova aposta da Shondaland, produtora responsável por shows famosos como Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away With Murder, For The People promete! Shonda Rhimes, conhecida por promover histórias com personagens femininas fortes, assina mais esse show para o canal de televisão americano ABC. Ambientada no Tribunal dos EUA do Distrito Sul de Nova York, a série acompanha jovens advogados trabalhando tanto na defesa quanto na acusação de casos federais de grande destaque no país. Além disso, é focada também em como as vidas de todos se cruzam dentro e fora do tribunal. O time de advogadas é composto por Britt Robertson (Girlboss), Jasmin Savoy Brown (The Leftovers) e Susannah Flood (Chicago Fire).

Assinada pela poderosa Shonda Rhimes, For The People acompanhá jovens advogados em Nova York - Crédito: Reprodução

Objetos Cortantes

Estreia em junho

A adaptação televisiva do primeiro livro da elogiada autora Gillian Flynn, Objetos Cortantes, será protagonizada por Amy Adams, atriz indicada cinco vezes ao Oscar.

A série conta a história da repórter Camille Preaker (Adams), que retorna a contragosto para sua cidade natal a fim de investigar os assassinatos de duas garotas pré-adolescentes. A jornalista, que acaba de sair de um hospital psiquiátrico, precisa conviver com a mãe hipocondríaca e a meia-irmã que mal conhece. Encomendada pela HBO, a série de oito episódios será dirigida por Jean-Marc Vallée (Big Little Lies). 

 A Amiga Genial – Série Napolitana

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Elena Ferrante vendeu mais de 5 milhões de livros pelo mundo com a história de Lila e Lenu, duas personagens femininas complexas e incrivelmente sensíveis. A força da narrativa inspirou os produtores da HBO italiana que já estão produzindo uma temporada inspirada no primeiro livro da série, A Amiga Genial. Previstos para 2018, mas ainda sem data de lançamento, os episódios serão gravados em Nápoles. O elenco ainda não foi divulgado, mas o diretor da série, Saverio Constanzo, declarou que pretende escalar atrizes locais. A misteriosa Elena Ferrante, que não divulga sua verdadeira identidade e só se pronuncia sob o pseudônimo de Elena Ferrante, está envolvida na produção do roteiro. A primeira temporada da série, ainda sem nome confirmado, terá 8 episódios que darão conta dos acontecimentos do primeiro livro, que narra a infância das amigas Lila e Lenu. A expectativa é que os outros três livros da tetralogia também sejam filmados.

Emma Stone viverá a uma paciente internada em uma instituição psiquiátrica na comédia ácida da Netflix, Maniac - Crédito: Reprodução

Maniac

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Novo projeto de comédia da Netflix, Maniac traz as a história de dois pacientes internados em uma instituição psiquiátrica que precisam usar sua imaginação para escapar da brutal realidade que vivem. A ideia se baseia em uma série de televisão norueguesa homônima, de 2014. Emma Stone e Jonah Hill viverão os protagonistas dessa trama que promete boas doses de humor ácido. 

Pose

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Com o maior elenco transgênero da história da televisão norte-americana, a série vai mostrar como é a vida e a sociedade de Nova York da década de 1980, com a descoberta da AIDS, a era Regan e os conflitos da época.

O seriado será estrelado por MJ Rodriguez (Luke Cage, Nurse Jackie), Indya Moore (Saturday Church), Dominique Jackson (Elektra), Hailie Sahar (Mr. Robot) e Angelica Ross (Transparent), todas atrizes trans vivendo personagens trans. Além do elenco, a série do canal FX também terá pessoas trans dirigindo episódios.

Com o maior elenco transgênero da história da televisão norte-americana, Pose vai mostrar a sociedade de Nova York da década de 80 - Crédito: Reprodução

 

Créditos

Imagem principal: Divulgação

Arquivado em: Tpm / Televisão / Feminismo / Filmes