Geleia na tela
Documentário de Marcelo Machado homenageia a Tropicália
“Não sou o profeta da Tropicália em 2012, mas tenho certeza da importância desse registro”, comenta Marcelo Machado, diretor do documentário Tropicália, que presta homenagem a um dos mais influentes momentos da cultura brasileira. Essencialmente uma obra baseada em arquivos, o filme resgata fotos, gravações e entrevistas a partir da década de 1960, quando surgiu a Tropicália.
Algumas delas demandaram extenso trabalho de restauração e jamais haviam sido exibidos no Brasil. “Uma das coisas que adorei ter encontrado, por exemplo, é a pequena sequência do lançamento do disco Panis et Circences, que mostra Gal Costa, Nara Leão e Rita Lee juntas, numa noite em que se vê Cacá Diegues, Hélio Oiticica e Torquato Neto na plateia”, conta Marcelo. “Dá para sentir o teor, a intensidade e a loucura do que estava acontecendo. É um material muito raro.”
Além da chance de prestigiar esses registros, o filme brincar com a exibição desse material ao lado de entrevistas inéditas com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, utilizando efeitos de luz e de cores. Tudo para levar o espírito de “geleia geral” da Tropicália para a telona.
Vai lá: Tropicália – estreia dia 14 de setembro nos principais cinemas
www.tropicaliaofilme.com.br