Festa do presente
Um domingo no parque pra confraternizar e trocar presentes criados pelas suas próprias mãos
Instigados pelo conceito da troca e por ideias que propõem novas formas de consumo, a espanhola Mônica Carbonell, 35, analista de tendências, e o brasileiro André Biza, 32, criativo multimídia, criaram a Festa do presente faça você mesmo.
A "festa" na verdade será um piquenique coletivo onde as pessoas trocam presentes feitos por elas mesmas. A intenção é motivar a criatividade, a produção autoral e a confraternização. “Criar, compartilhar, empreender, produzir algo com as próprias mãos, personalizar o que se usa, tudo isso passa a ser motivo de admiração e achamos que essa mudança é muito positiva. Aos poucos, as pessoas não querem apenas comprar um enlatado na prateleira da loja, elas irão buscar mais significado no que consomem”, conta André.
A primeira edição acontece no próximo domingo, 26/08, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e para participar não é necessário nenhuma inscrição prévia, é só aparecer! Conversamos com André sobre a festa para trocar presente:
Como surgiu a ideia?
André. Resolvemos fazer a festa pra plantar nossa sementinha no Brasil e colaborar com esse movimento global que tem se espalhado como um vírus do bem, que é o DIY (do inglês, Faça Você Mesmo). Criar, compartilhar, empreender, produzir algo com as próprias mãos, personalizar o que se usa, questionar e buscar mais significado para o que se consome. Isso pode tornar a nossa sociedade mais sustentável. A festa nasceu motivada por toda essa filosofia de vida.
Por que presentes “faça você mesmo”?
Queríamos criar um evento no qual as pessoas pudessem expor seu talento de alguma maneira. Tentamos pensar em algo que fosse muito simples, cogitamos um concurso de cookies. Mas achamos que era muito limitado ao universo gastronômico. Então pensamos que o compartilhar era tão importante quanto o fazer. Daí chegamos na troca de presentes DIY. Porque as pessoas podem criar livremente qualquer objeto e vão trocar isso com alguém. Achamos que esse conceito era muito bonito. A Trip de novembro de 2011, abordava as oportunidades de transformação que surgem em períodos de crise. Nela, tínhamos lido uma matéria que fala sobre novas formas de trocar serviços, novas maneiras de se pensar o dinheiro. E, como trabalhamos com marketing, essa discussão não saiu mais da nossa cabeça. O DIY ajuda a transformar a relação das pessoas com o dinheiro, com a prestação de serviços e com o consumo. E pra gente, esse tema é fascinante.
O que o público vai encontrar no evento?
Uma tarde gostosa no parque, em contato com a natureza, pra confraternizar com gente nova e fazer amigos. Achamos que presentear um desconhecido e ao mesmo tempo ganhar algo que não foi comprado, e sim feito por alguém, pode despertar emoções muito boas nas pessoas. É isso que esperamos.
Abaixo, o vídeo convite para a festa.
Vai lá:
Quando: 26 de agosto, domingo. Das 14h às 18h
Onde: Parque do Ibirapuera, ao lado do Planetário
Quanto: de graça