Fernanda Machado

A designer e ilustradora garimpa suas roupas em brechós e faz trocas com amigas

por Camila Alam em

O guarda roupa da designer e ilustradora Fernanda Machado, de 28 anos, é repleto de peças sentimentais. Como vocês podem perceber nas legendas das fotos, suas roupas são todas cheias de histórias. Isso porque além de fuçar o guarda roupa da mãe atrás de peças originais de época, ela ainda gosta de garimpar em brechós e bazares, de onde saem boa parte de seus looks. “Não vejo tanta graça em roupas novas como vejo em roupas vintage. Elas tem muito mais personalidade, possuem detalhes e modelos exóticos que com certeza não verei repetido em outra pessoa. Sem contar o preço é completamente outro”, diz.

Sempre que dá, ela se reúne a um grupo de amigas para trocar peças, o que chamam de “bazar do escambo”. Cada uma leva uma mala com roupas e acessórios que não usa mais e troca com outras participantes. Amigas de amigas também são convidadas e os encontros costumam durar uma tarde toda. Caso não role troca, as peças são vendidas a preços amigáveis. “É impressionante como uma peça já está velha para uma pessoa, mas pra outra é justamente que estava faltando no armário”.

Fernanda é sócia do estúdio de design Lab62 e trabalha em casa, num sobrado no Alto de Pinheiros, em São Paulo, que divide com o marido e seus dois gatos. Seu dia a dia é feito de reuniões com clientes e encontros do CRU, um coletivo colaborativo de ações urbano-artísticas do qual faz parte. Suas roupas também são confortáveis, já que, sempre que possível, faz seus caminhos de bike. Além de se inspirar nos anos 60 para compor o visual, a designer gosta de muita cintura alta, tons neutros e garante que suas amigas são as suas maiores referências de moda. “Me inspiro em todas elas e tiro um pouquinho que combina comigo. Elas são minha inspiração, desde as com estilo mais masculino até as mais 'cocotas'”, diz.

Vai láwww.lab62.com.br

Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Crédito: Bruno Sandini
Arquivado em: Tpm / Moda