Estrela de novela

Claudia Ohana relembra fatos que marcaram sua vida no período da ditadura

por Claudia Ohana em

 

Me lembro também de que, quando passávamos por policiais na rua, minha mãe falava: “Cuidado! Olha ‘os homi’!”. Eu ficava com medo, pois sabia que várias pessoas tinham levado uma “dura” e acabaram presas sem motivo algum. Também me lembro que não se podia falar mal do presidente da República, e o máximo de rebeldia que fiz foi chamá-lo de “garrafa azul Mentex”.

Estreia

É... Eu era uma menina inocente que me fantasiava de princesa, tímida, e ainda brincava de boneca. E, claro, assistia a muita televisão. Naquela época, a novela Dancin’ days bombava, com Sonia Braga, linda, dançando em uma discoteca que se tornou uma febre nacional. Eu, como sempre, “artistando”, tentava imitá-la, dançando em frente à TV.

De repente, rolou um novo golpe. Não do Estado, nem da resistência, mas na minha vida. O ano de 78 foi uma revolução. O ano que perdi minha mãe em um acidente de carro. Minha vida mudou completamente. Tive que largar as bonecas e cair na real. “E agora, o que é que eu faço?”

Bem... a vida leva a gente pra cada lugar...

Eu e minha irmã fomos morar na casa de uma grande amiga de minha mãe, Graça Mota, que nos acolheu com muito carinho e de quem jamais esquecerei. E, adivinhem, Gracinha, como sempre a chamei, era assistente de direção do Daniel Filho na novela Dancin’ days! Um dia, ela me levou à gravação, me botou dentro do estúdio e disse: “Vai lá!”.

Acabei fazendo uma figuração. Me recordo bastante desse dia: eu, no cenário da boate Frenetic Dancing Days, dando tudo de mim. Foi ali que começou minha carreira.

Em 1978, aos 15 anos, fui morar sozinha, comecei a fazer cinema e a me sustentar. Realmente, foi um ano muito marcante em minha vida. E este filme que estou lançando, A novela das 8*, me fez voltar no tempo e relembrar tudo o que passei.

* Dedico este trabalho à minha mãe, Nazareth Ohana, a quem amei muito e tive por perto por tão pouco tempo.


Vai lá: A novela das 8 – em março, nos principais cinemas do país

Arquivado em: Tpm / Filmes / Filmes