As mentiras que a gente conta
Vai dizer que você nunca postou uma foto rindo no Instagram para tentar enganar a si mesma fingindo que estava feliz?
Os homens mentem? As mulheres mentem muito mais? Não importa. O que interessa de verdade é que não temos nada que sair apontando o dedo e chamando os outros de mentirosos.
Isso porque simplesmente não temos moral. A autoenganação segue firme na lista das piores mentiras. Quem nunca postou uma foto sorrindo para tentar mentir para si mesma que estava feliz?
Viciadas que somos em nossos smartphones, quantas vezes dizemos para nós mesmas que só temos Facebook por causa do trabalho e para usar o chat, quando na verdade perdemos horas stalkeando a vida de pessoas que nem conhecemos (você não faz isso? Ou tá mentindo pra si mesma?).
Mentimos que não conseguimos ir na ginástica porque não temos tempo, mas amanhã mentiremos de novo e falaremos que é porque temos que acabar aquele trabalho, quando, na real, ficaremos de novo no Facebook.
“Uma mentira que eu sempre conto para mim mesma é que chocolate amargo não engorda nem faz mal para a pele, e que por isso eu posso comer quantos quiser. Li em algum lugar que chocolate amargo fazia menos mal, aí fingi que acreditei e como direto, achando que tudo bem”, diz a jornalista Natasha Madov.
A artista plástica Rita Wainer é mais radical. “Eu minto tudo pra mim mesma. Mas a mais clássica é sobre meus dotes culinários, tenho certeza de que eu sei cozinhar, acho mesmo que assar um pão de queijo, fazer tapioca e fritar um ovo é saber cozinhar”, diz Rita, que em seus tempos de estilista lançou uma camiseta com os dizeres: “É tudo mentira”.
“Eu digo toda semana que não vou mais beber e que agora é sério, parei, que quero ter uma vida saudável. As pessoas começaram a perceber que é mentira faz tempo. Elas já me respondem oferecendo bebida, mas eu ainda acredito”, diz a apresentadora e escritora Jana Rosa.
Sim, mentimos para nós mesmos o tempo todo, e se você falar que não, vamos achar que você… mentiu!
Créditos
Imagem principal: Manuela Eichner