Das meninas
Conheça a casa de Danielle Dahoui, ela é cheia de móveis herdados e lembranças de viagem
Na casa onde moram a restauratrice Danielle Dahoui, 42 anos, e a filha Noáh, 6, as cores são um capítulo à parte. O rosinha da fachada foi escolhido pela menina: “Ela sempre quis morar em uma casa rosa, mas não dava para pintar o prédio inteiro em que morávamos antes, não é?”, diverte-se a mãe. Para dar boas-vindas a quem chega, a entrada foi decorada com papéis de parede antigos – presentes de uma amiga – e imagens que ela e a filha gostam: é que Danielle acredita que o belo espanta coisas ruins.
Foi um e-mail que levou mãe e filha a realizar o sonho de morar numa casa, no Jardim Paulistano, em São Paulo. A mensagem da amiga carioca pedia ajuda para alugar a casa de sua avó, abandonada havia cinco anos. “Quando vi o endereço e o valor não acreditei. De madrugada, depois de fechar o Ruella, pedi ajuda para o guarda da rua e pulei o muro com uma lanterna. A casa estava detonada, mas me senti acolhida.”
Após três meses de uma reforma prática, pensada e executada pela própria Danielle, a casa de 300 metros quadrados (e 190 de área construída) estava pronta para morar. As paredes da cozinha caíram e deram espaço a uma bancada que abriga o fogão e os quitutes que são servidos diariamente. Um “puxadinho” nos fundos deu vida a uma generosa varanda que acolhe a mesa para 12. O cimento do quintal sumiu e virou um gostoso gramado. Armários, que são sempre caros, não foram necessários, pois o terceiro quarto foi integrado ao quarto principal e ganhou prateleiras; assim, um closet espaçoso estava criado. Seus pratos, talheres e copos são guardados em um grande buffet comprado em um “família vende tudo”, como muitos outros móveis desta casa de meninas.
Parede de papel
Sucesso nos anos 70, os papéis de parede estão voltando às casas brasileiras. Apesar de caros (a maioria é importada), as estampas são incríveis, laváveis e podem durar até 15 anos quando bem cuidados. Forrar apenas uma parede de um ambiente pode garantir um efeito incrível na sua casa. Você mesma pode fazer a aplicação com uma cola especial vendida em lojas de material de construção, mas o melhor é contratar um profissional indicado onde comprou o papel de parede.
• A Bucalo é importadora direta de marcas de diversos países e costuma ter bons preços.
R. Augusta, 2.092, São Paulo, SP, (11) 3062-2882, www.bucalo.com.br
• Uma das mais sofisticadas do país, a Wallpaper tem uma infinidade para você escolher. Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.046, São Paulo, SP, (11) 3062-2899
• A Bobinex é a única fábrica de papéis de parede nacional e tem preços acessíveis. www.bobinex.com.br
• A loja virtual alemã www.wallpaperfromthe70s.com entrega no Brasil. Sua especialidade: papéis retrôs, estilo anos 70.