Se você for ao espetáculo Por que tenho essa forma?, com direção de Zélia Monteiro, com temporada em São Paulo, vai ter uma experiência única. E não se trata de apenas mais uma resenha com chavões: as apresentações são todas baseadas em improviso – seja dos bailarinos, seja na direção das luzes e da trilha sonora. Tudo é feito na hora.
“Entrego totalmente a obra na mão dos artistas que estão lá. Quando começa, eu não faço mais nada, não tenho controle nenhum sobre a obra”, contou Zélia, por telefone, ao site da Tpm. “É difícil, até angustiante. Mas tenho lidado melhor com isso, tenho um lado que gosta de ver a peça existir completamente independente de mim”.
Ainda que os bailarinos façam coreografias juntos, elas são criadas na hora da performance. Para chegar ao resultado final, muitos meses de pesquisa e oficinas com os atores. “Trabalhamos para cada um perceber, sentir, tomar consciência do próprio corpo e entender como funciona o padrão de seus movimentos e gestos. Passamos pela análise de como cada bailarino é, com seu próprio jeito, para depois tentar entender como o corpo se comporta entre a sensação e a ação”.
Ainda que a preparação tenha se baseado nos conceitos de instante, tempo e espaço, a apresentação não tem um tema específico. O nome, Por que tenho essa forma?, vem de perguntas como “O que faz as coisas serem como são?” e o “O que faz cada um ser o que é?”, debatendo tanto a condição existencial humana quanto as escolhas de cada bailarino em suas danças.
Depois da temporada paulista, que começa no Teatro Anchieta do SESC Consolação e passa pela Galeria Olido e pelo Centro Cultural São Paulo, Zélia espera levar o espetáculo – ou espetáculos, visto que são apresentações improvisadas e únicas – para outras cidades.
Vai lá:
Por que tenho essa forma? no SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo/SP
Quando? 15, 16, 22 e 23 de julho às 21h
Quanto? De R$ 3 (trabalhador do comércio matriculado no SESC) a R$ 12 (inteira)
Tel.: (11) 3234-3000
Por que tenho essa forma? no Galeria Olido
Av. São João, 473, Centro, São Paulo
Quando? De 30 de julho a 2 de agosto às 20h
Quanto? Entrada franca (distribuição com uma hora de antecedência)
Tel.: (11) 3397-0170
Por que tenho essa forma? no Centro Cultural
Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo
Quando? De 26 a 30 de agosto às 20h
Quanto? Entrada franca (distribuição com uma hora de antecedência)
Tel.: (11) 3397 4002
