Casa de histórias

Em seus tacos de madeira, já pisaram Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas. Ao lado, passa a linha central de trem de Belo Horizonte e, no quintal, uma jabuticabeira faz sombra no verão. Conheça o imóvel que o estilista Ronaldo Fraga e sua esposa, Iv

por Redação em

 
Quando o corretor chegou em frente ao imóvel, avisou que era melhor nem entrar porque a casa era muito velha: 1930, caindo aos pedaços. Seria preciso reconstruir quase tudo para que alguém pudesse morar de novo ali. Como Ronaldo e Ivana sempre gostaram muito da Floresta bairro tradicional de Belo Horizonte, compraram a casa e enfrentaram uma reforma de dois anos!

A casa de Ronaldo, Ivana, Ludovico, 6 anos, e Graciliano, 4, fica vizinha à linha central de trem da cidade. Tem uma jabuticabeira enorme no quintal e ainda guarda no muro externo uma plaquinha de metal com o nome do primeiro proprietário: coronel Coelho de Araújo. A casa já foi escolhida como parada pro cafezinho de Juscelino e Getúlio quando estavam em visita política à capital de Minas Gerais.

Antiga e moderna

Nos 800 metros quadrados de terreno e 500 de área construída, eles conseguiram acomodar muito bem os 12 cômodos do lar: três quartos; salas de visita, de TV e de jantar; cozinha; escritório; três banheiros; um anexo com suíte para a babá dos meninos; e a lavanderia. Toda a parte exterior tem as paredes em acabamento de pó-de-pedra colorido, como costumava ser o original da época da construção. Atualmente num tom rosáceo, ela vai mudando com os anos. E, como Ronaldo mesmo aponta: “Deu muito trabalho, foi difícil arranjar quem fizesse direito”. Mas é uma de suas coisas preferidas na casa, assim como os jardins do entorno.

A decoração privilegia peças de antiquário, que dialogam muito bem com os presentes que ganham dos amigos. “Como viajo muito, acaba sendo mais a Ivana quem cuida da decoração, mas eu também participo bastante”, conta Ronaldo. “Ela trabalha comigo na confecção, é meu braço direito e esquerdo.” Como na moda do estilista, cada detalhe, em qualquer cantinho da casa, chama a atenção pela combinação de modernidade e história de uma forma muito divertida. Sem falar nos encontros inesquecíveis que o casal organiza para os amigos... O trem passa apitando e mais um brinde é feito. A casa parece sorrir ao presenciar histórias que contará mais tarde.

Veja aqui a galeria de fotos
Arquivado em: Tpm / Decoração