Casa das Crioulas
Novo espaço em SP reúne atividades culturais e discussões sobre o protagonismo feminino
Mãe solteira com vontade de acompanhar de perto o crescimento do filho, sem deixar que o trabalho seja o responsável pela perda desses momentos; essa é a realidade de muitas mulheres e também a de Manoela Gonçalves, de 30 anos. A estilista decidiu deixar de lado o emprego como assessora de imprensa para concretizar o desejo, além de unir forças com companheiras para discutir o papel da mulher na sociedade. Foi assim que nasceu a Casa das Crioulas, que fica no bairro do Perus – zona norte de São Paulo.
O espaço surgiu para unir mulheres, mães e filhos no mesmo ambiente, buscar uma vivência cultural na periferia com oficinas e ser palco de encontros para conversar sobre o papel feminino na sociedade, buscando alternativas para combater e mudar o cenário machista. Desde agosto de 2013, Manoela levantou dinheiro e recursos para que a casa fosse montada. Sua dedicação levou cores alegres para a construção e fez das doações e móveis encontrados no lixo a decoração de cada cômodo.
Inicialmente pensada para os encontros e trocas de experiências, a casa recebe proposta de diversos grupos dispostos a levarem a sua contribuição, seja com as oficinas, em cursos ou na ajuda com a estrutura para criar, por exemplo, a horta e também a biblioteca. Há quem chegue para costurar, cozinhar e para contar episódios de violência sexual. A Casa das Crioulas foi inaugurada oficialmente dia 29 de março deste ano e fica na rua Mogeiro, 242.
*Fotos retiradas da página da Casa das Crioulas no Facebook. Vai lá: http://on.fb.me/1hWm2t3