Carta aberta à Michelle Obama
Vamos nos livrar da síndrome dos cabelos alisados já!
Nossas colaboradoras do www.mothern.blogspot.com fazem um apelo à primeira-dama dos Estados Unidos: vamos nos livrar da síndrome dos cabelos alisados já!
Foi com imensa alegria e esperança que assistimos, aqui da periferia, à posse de seu marido como presidente do planeta. Quanta emoção ver sua jovem e belíssima família sorridente, encantando a todos com uma elegância e uma inteligência que há muito não se via aí nos inquilinos da Casa Branca.
Você estava linda, Michelle, parabéns! Seu marido é puro charme e suas filhinhas são encantadoras. Não deve ser nada fácil ter todo mundo (literalmente) olhando pra cada detalhe do seu visual, à busca de algo para criticar. E vocês se saíram muito bem.
Mas agora que estão confortavelmente instalados no lugar que merecem, e a opinião dos caretas wasp (White, Anglo-Saxon and Protestant) não vai mudar isso, será que dava pra você, Malia e Sasha mandarem à merda essa moda de cabelos lisos a qualquer custo?
Já que qualquer coisa que vocês fizerem daqui pra frente vai virar tendência imediata (ou, no mínimo, virar tema de debates calorosos), que tal aproveitar esses holofotes pra nos libertar – nós, mulheres cacheadas de todas as etnias – da ditadura do cabelão escorrido e lançar a moda dos cabelos ao natural, sem alisamentos, chapinhas nem escovas? Assim, em vez de perderem horas no salão domando as jubas, as garotas vão ter mais tempo livre para fazer outras coisas divertidas, inteligentes e produtivas, como brincar, ler, estudar e – quem sabe um dia – até presidir um dos nossos países.
Promete que vai pensar, Michelle? Temos certeza de que vocês vão continuar lindas como sempre. Vai ser um ato tão importante pra nós como foi para o mundo o compromisso que seu marido assinou de fechar Guantánamo em um ano. E outra tortura a menos.
Desde já, agradecemos todas.