Câmera de papel

Sem grana para uma Leica M3, Matthew Nicholson criou uma réplica de papel da câmera

por Juliana Menz em

 


Já pensou em realizar seu sonho de consumo imprimindo, recortando e colando papel? Essa é a proposta do designer inglês Matthew Nicholson. Aos 23 anos, terminando o mestrado e sem dinheiro sobrando, ele resolveu tornar acessível o que tanto desejava: uma clássica Leica M3. Projetou, então, todas as peças dela no computador para que fosse possível recriar uma versão de papel que funcionasse como uma câmera comum.

A Leica M3 original foi produzida por uma empresa alemã, entre 1954 e 1966, e vendeu mais de 220 mil unidades na época. Hoje, é uma das preferidas dos colecionadores e, dependendo do estado em que se encontra, sai por R$ 2 mil, com lente.

Desde julho, Matthew disponibiliza em seu site o download do desenho das peças da câmera, além de um manual para auxiliar na montagem. “Cobro um valor simbólico [cerca de R$ 4]. É uma forma de proporcionar uma Leica M3 a quem também sonha com ela”, conta o designer.

Câmera pronta, um rolo de filme 35 milímetros é colocado e é só fotografar. Será? Matthew jura que sim. “Com paciência, dá para produzir fotos melhores do que se espera”, garante. Para ter certeza, a Redação da Tpm conferiu. Mas, depois de imprimir, recortar e começar a colar... percebemos que não é tão simples quanto as instruções sugerem. Fomos atrás de quem entende e convidamos para a brincadeira o fotógrafo Eduardo Delfim, que já tinha experiência com pinholes.

E não é que ele conseguiu? “Provavelmente, quem se interessa por montar uma câmera dessas já tem algum conhecimento de fotografia”, opina Eduardo, que se diz satisfeito com o resultado. “Gostei. Toda pinhole precisa de testes e ajustes para você chegar a fotos boas”, explica o fotógrafo, considerando que a foto acima foi a primeira tirada com nossa Leica M3 de papel. Ainda assim, valem algumas dicas para quem resolver montar a sua:

• Use uma rolha presa ao clipe, para prender de forma mais segura a alavanca que avança o filme.

• Use filme de slide (cromo) e revele como negativo para dar um colorido maior por inverter as cores.

• Teste muito! E mude o que for preciso.

Vai lá: www.mattmakesstuff.co.uk

 

Arquivado em: Tpm / Fotografia