Biblioteca dos sonhos

Duda Porto de Souza está captando livros para uma biblioteca infantil - e você pode doar

por Flora Paul em

Duda Porto de Souza tinha um sonho. E desde fevereiro desse ano, resolveu botá-lo em prática: criar uma biblioteca infantil, com livros de diversas línguas, para incentivar tanto a leitura quanto proporcionar que outras pessoas tenham as oportunidades que teve – Duda fala fluentemente português, inglês, francês, alemão, italiano e espanhol. “Gostaria de poder retribuir essa honra que tive para o mundo”, contou ao site da Tpm. “Tenho dificuldade de leitura porque sofro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, e gostaria de dar a oportunidade para que outras pessoas possam desenvolver a leitura, criar o hábito de ler”.

No começo do ano, Duda, que foi editora convidada da Tpm #88, mandou um e-mail para diversos amigos falando do projeto e pedindo doações de livros. Várias pessoas debocharam: abrir uma biblioteca em meio a uma crise? Mas o reitor da faculdade Belas Artes, em São Paulo, gostou, eles se reuniram e o projeto foi pra frente. Quase seis meses depois, já arrecadou 16 mil obras. “Há um contrato assinado, vão doar mais 22 mil exemplares. Mas quero arrecadar muito mais que isso, porque é informação para o futuro”.

A ambição deu certo: a notícia chegou em editoras do Japão e da Austrália, que começaram a mandar livros. Entre pesquisas de exemplares raros e visitas a antiquários de amigos, conseguiu criar uma rede de informações e achar obras como A Galinha Preta, escrita por Antoni Pogorelski para seu sobrinho - o renomado autor Tolstói. Mas Duda quer mais: “Vou dar uma festa de aniversário agora, dos meus 25 anos, e a única razão é para que cada pessoa que venha traga dez livros” conta.

A biblioteca vai ser feita. Sua abertura é em maio de 2011 e o espaço físico, anexo à faculdade, já está sendo criado. Duda criou um e-mail, bibliotecainfantil@belasartes.br, para que quem quiser doar livros possa entrar em contato com ela. Depois que a primeira biblioteca for aberta, a ideia é levá-la a outros países que não têm a cultura da leitura - “Gostaria de começar pela América Latina”.

Até o fim do ano, Duda lança três livros infantis e planeja abrir a exposição “Qual é sua melhor memória de infância?”. As crianças são seu maior foco e sua maior paixão. “Sou muito fã do Michael Jackson. Uma coisa que ele falava é que quando via o rosto de uma criança, via o rosto de Deus. Não sou uma pessoa religiosa, mas isso faz total sentido para mim”, encerra.

Vai lá:

Doe seus livros: escreva para bibliotecainfantil@belasartes.br para saber como.

Arquivado em: Tpm / Livros / Livros