Avisos para quem quer sair do Brasil (não, não é fácil!)
Você pensa que morando em outro país vai escapar dos problemas do Brasil? Não! Eles vão continuar com você. E você vai continuar maluco porque loucura viaja de avião. Mas se quiser mudar, se joga!
Falar que vai sair do Brasil é o novo preto. Há semanas recebo e-mails de amigos dizendo que não aguentam mais, querem sair! Eu, que saí, virei meio que um exemplo para amigos que pensam em fazer o mesmo. Lancei tendência. Mas calma. Eu não fugi! Eu tenho um caso de amor com Berlim faz tempo, que não vem ao caso.
Aqui, alguns conselhos para quem quer sair do Brasil. Na verdade, alguns avisos breves. Ah, é só a minha experiência. Afinal, a única que eu tenho é a minha - e olhe lá.
- Você nunca sai do Brasil e o Brasil nunca sai de você.
Para o bem e para o mal, os problemas do Brasil vão continuar com você. E você vai ficar angustiada com eles. Se vocês estão preocupados, desesperados e às vezes têm vontade de fugir, saibam: eu também tenho! Ir para uma ilha deserta sem WiFi pra tentar esquecer que o Eduardo Cunha existe? Nossa, eu adoraria. O bom é que o Brasil também não sai de você no bom sentido. E por isso, você continua sentindo orgulho de ser da América do Sul, de ter um senso de humor maluco, de rir da própria desgraça. Ser brasileiro é foda (nos dois sentidos).
- A vida não é moleza
Simplesmente porque a vida não é moleza em lugar nenhum. Eu gosto de morar em Berlim e o que eu posso dizer é que aqui eu tenho menos ataque de pânico, mas eu morava em São Paulo, então eu não devo ser parâmetro. Sim, aqui eu não tenho medo de andar na rua de noite, sim, o transporte público é 400 mil vezes melhor. Mas também tem mil desvantagens. Os alemães são difíceis muitas vezes. Tem o frio (das pessoas, o do inverno é o de menos). E a gente tem que provar pela décima vez quem a gente é porque ninguém tem a menor ideia. Mas eu nunca pensei que a vida pudesse ser fácil, então…
- Ser estrangeiro é muito difícil
Simplesmente porque é. A língua não é sua, você não sabe as manhas. Você não entende muitas coisas. Tem gente que com alguns anos de Europa vira mais europeu que um europeu e começa a defender os continentes dos refugiados. Minha opinião: eles estão tentando acreditar que se encaixaram. Você nunca vai se encaixar completamente. Aceita. Mas, também, será que você já se sentiu completamente encaixado em algum lugar?
- As suas neuroses viajam de avião com você
Ninguém deixa de ser maluco porque mora em outro país. As nossas maluquices vêm junto no avião. Se você tem medo de trabalhar, vai continuar tendo. Se é péssima para ter relacionamentos, a mesma coisa, apesar de aqui não faltar homem, pelo contrário, sobrar. E se você é angustiada (oi!) vai continuar sendo. As maluquices podem até piorar. Só avisando.
Mas, dito isso, é muito legal mudar de país e, como diz o Fernando Pessoa, nunca é tarde para imigrar para quem não está de cama. Dou a maior força para cada um morar onde quiser morar e espero que todo mundo consiga isso.
Mas não pense que vai ser uma solução. Porque a solução, bem, ela não existe.
E ponto.