As meninas
A diretora Yara de Novaes fala da adaptação teatral do clássico de Lygia Fagundes Telles
Adaptado pela dramaturga Maria Adelaide Amaral, o clássico As meninas, de Lygia Fagundes Telles, está em cartaz no teatro Eva Herz, em São Paulo, com direção de Yara de Novaes.
“A adaptação é muito potente e vigorosa, propiciadora de uma cena teatral contemporânea”, explicou Yara, ao site da Tpm. “O livro é um mundo inteiro, é impressionante. A Lygia vai de A a Z na erudição, na humanidade, na estrutura estética. E para se fazer uma adaptação, ah, tem que ser muito fera. Para conseguir extrair desse livro o que ele tem de essencial é preciso não só ser uma adaptadora, mas uma criadora . Só no nível da criação você dialoga profundamente com uma grande obra de arte, e a Maria Adelaide tem isso”.
Para condensar esse “mundo inteiro” do livro, foi preciso comprimir personagens, cenas, deslocar fala de uma personagem para outra, reduzir a história ao essencial. “A Maria Adelaide sugere as várias vozes narrativas que a Lygia propõe, o que é muito difícil no teatro. Só a partir do conhecimento profundo da obra e da reverência que se tem pelo trabalho do outro que se consegue essa a liberdade total para criar”. Yara também aponta a paixão dos produtores da peça, Clarissa Rockenbach e Fernando Padilha, como essencial para o trabalho.
A história conta a trajetória de três meninas que vivem a censura e a imposição da ditadura militar (interpretadas por Clarissa Rockenbach, Luciana Brites e Silvia Lourenço). Mas consegue se manter atual, diz a diretora: “É tão louco dizer que, paradoxalmente, o que há na história de mais específico, quanto mais a fundo você vai em sua geografia, sua história, mais possibilidades você tem de ser universal, atemporal, para usar algumas palavras meio clichês”. Para finalizar Yara coloca que a humanidade das personagens, que encaram tanto crises individuais e políticas, as torna adoráveis.
A peça também conta com participações das atrizes Clarisse Abujamra e Tuna Dwek.
Vai lá:
As meninas no Teatro Eva Herz
Av. Paulista, 2073, Cerqueira César, São Paulo
Até 13 de dezembro
Sábado as 21h, domingos as 18h
Quanto? R$ 40 (tem meia-entrada)
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 14 anos
Tel.: (11) 3170-4059
www.teatroevaherz.com.br